2016

2016

terça-feira, 31 de maio de 2011

Noticias do 1º Grande Prémio

Como vem sendo hábito o blog custoiascycling tenta informar com a brevidade possível os caros colegas e demais interessados. Sobre o 1º Grande Prémio de Portugal temos novas noticias.
O Prólogo que estava destinado a um contra-relógio por equipas, passou a ser um Prólogo Individual com mais ao menos de extensão 2.4Km, que ter+a inicio às 19:30h mas nessa tarde mais ao menos pelas 14h, começa um brefeting com os Directores das equipas onde irão ser abordados todos os assuntos referentes ao desenrolar das etapas.
As etapas irão começar todas à mesma hora - 13h, isto mostra a atenção que a Organização tem para com as equipas de forma a proporcionar redução de despesas, de por exemplo as equipas que pernoitem em hotéis possam fazer um pequeno almoço reforçado e à noite uma refeição quente descansada.
A 1ª etapa será Fafe Mondim de Bastos com uma distância de 77km, irá ter um prémio de montanha mais ao menos ao km 40, prémio de 3ª categoria no Alto do Rossas.
A 2ª etapa Póvoa de Lanhoso-Póvoa de Lanhoso, prova rainha, com um circuito de duas voltas com um percurso propicio a romper pernas devido aos seus altos e baixos, a sua chegada termina em alto no Castelo de Póvoa de Lanhoso com os últimos metros em paralelo.
3ª etapa circuito da Boavista, circuito de 60km sempre a rolar com muito bom piso.
4ª etapa Contra-relógio individual com 6 km em Gondomar.
5ª etapa Circuito de Gondomar, 15 voltas, 50km.

A organização está em negociações com alguns estabelecimentos hoteleiros para que possam satisfazer com qualidade/preço, os interessados.

Muito importante este Prémio não tem bonificações.
Sempre que haja noticias que considere úteis publicarei.

António Moreira

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Já se encontram abertas as inscrições para o 1º Grande Prémio de Portugal de Masters



O Grande Prémio Portugal Masters open vai para a estrada de 27 a 31 de Julho e já se encontram abertas as inscrições, que deverão ser enviadas para o mail do clube organizador: boavistaciclismoclube@gmail.com.

A prova pretende reunir os melhores masters nacionais, bem como ciclistas de nacionalidade estrangeira, e fixar-se no calendário nacional, estando o percurso praticamente delineado, apresentando etapas de grau de dificuldade médio.

Como já referenciado haverá um prólogo nocturno a disputar em Fafe que marca o arranque da prova

A primeira etapa ligará Fafe a Mondim de Bastos, terminando na principal Avenida da cidade mondinense, e será uma etapa de grau de dificuldade médio.

A segunda etapa será um circuito de duas voltas, num total de 100 kms, num itinerário com constantes sobes e desces, sendo considerada a etapa rainha da prova, com partida e chegada na cidade da Póvoa de Lanhoso.

Segue-se o circuito da Boavista, em plena cidade do Porto, uma prova totalmente plana, disputada num total de 60 kms.

No último dia temos Gondomar que recebe a realização de duas etapas: de manhã um c/ relógio curto , plano sem qualquer desnível e, de tarde o circuito final, onde habitualmente se disputa a ultima prova de ciclismo do ano para os ciclistas profissionais.

domingo, 29 de maio de 2011

As fotos possiveis do Campeonato Nacional

Crónica do Campeonato Nacional

Realizou-se hoje em Igreja Nova Mafra o Campeonato Nacional de Veteranos.
Esteve uma manhã quente mas com alguma chuva.
À partida estiveram 124 atletas divididos pelos 3 escalões, terminando apenas 61, isto prova a dureza do circuito.
Começando pelos Veteranos C, a vitória sorriu a José Martins do Fundiarte à partida o candidato nº1, apesar de António Bento do GarantirNorte lhe ter dado luta. Talvez o erro de António Bento tenha sido o ter atacado antes da subida final e de ter abusado em andamentos mais pesados que o seu adversário, se ele tivesse ido na roda até à parte mais plana da recta da ´meta talvez ganhasse pois é melhor sprinter que José Martins.
Em relação aos Veteranos B o Campeão Nacional foi Rui Costa do Xyami, que logo cedo se escapou ao pelotão, este não se organizou para anular a fuga, e equipas como os Viveiros e Almodôvar tiveram de se contentar com os restantes lugares do pódio.
Creio que a equipa mais forte seria a do Almodôvar mas pouco fez, talvez porque Humberto estivesse mais preocupado com Luís Machado e Vítor Lourenço e esperasse por uma chegada ao sprint. Quanto aos Viveiros Luís Machado, tendo em conta o lugar que fez, poderá dar duas leituras ou não se encontrava em condições devido a uma virose, ou pretendia oferecer a vitória a Vítor Lourenço que se encontrava a correr quase em casa. Pelo que vi achei o Vítor Lourenço muito solto e à vontade na corrida. Creio que o resultado dos restantes foi merecido por falta de ambição e oportunismo.
Quanto à minha corrida creio que fiz uma boa corrida, tentei sair mais do que uma vez, andei sempre bem colocado e no final o meu resultado seria 10º da geral.
Quanto aos Veteranos A o vencedor seria José Rodrigues do BikeWorld que levaria a melhor sobre José Silva do Aktive BTT Time Campeão Nacional de 2010 e Rui Rodrigues do Fundiarte. Esta categoria chegaria toda esfrangalhada à meta sendo onde houve a maior incidência de desistências de 66 atletas à partida só acabariam 21.

António Moreira

Classificações do campeonato Nacional




Os Campeões Nacionais de Veteranos

Hoje pelas 10h da manhã realizou-se os Campeonatos Nacionais de Veteranos.

Em Veteranos C temos:
1º José Martins(Fundiarte) 1:11:40,00;
2º António Bento (GarantirNorte) 1:11:41,00;
3º Agostinho Costa (S.C. Paradela) 1:12:03,00.

Em Veteranos B temos:
1º Rui COsta (Xyami) 2:23:47,00;
2º Vitor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço)2:24:06,00;
3º Humberto Xavier (Almodôvar)2:24:25,00.

Em Veteranos A temos:
1º José Rodrigues (BikeWorld)2:59:43,00;
2º Jose Silva (Aktive)2:59:50,00;
3º Rui Rodrigues (Fundiarte)3:00:34,00.

Do Póvoa BTT tivemos:
António Moreira que faz 10º em B com 2:24:39,00.
Manuel Sá faz 13º em B com 2:27:03,00.

logo farei o resumo do Nacional, colocarei as classificações e algumas fotos, neste momento estou a caminho de casa e está a chuvar.

António Moreira

sábado, 28 de maio de 2011

Comunicado de Santarém

1ª Crónica do Nacional Estrada de Veteranos 2011

O que dizer sobre o percurso do Nacional

Esta sexta-feira tive oportunidade de fazer o reconhecimento do circuito do nosso Campeonato de Estrada, e o que dizer?
Em relação ao percurso do ano passado é muito mais fácil, pois é um percurso que se pode fazer todo no prato grande. Mas temos de ter atenção que nem tudo são facilidades. Comecemos, após a partida o pelotão irá rolar compacto com as 3 categorias, após 100m da partida irá ter uma descida bastante acentuada que começa com 13% e que vai até aos 15% de inclinação e é nesta parte mais rápida que temos uma curva à direita com estreitamento de via, portanto vai ser uma parte complicada porque os atletas irão querer estar bem colocados para poder abordar o prémio de montanha que tem 2,200Km, que não vai ser fácil. Nesta subida a maior dificuldade será a parte final, não porque tenha mais inclinação mas sim pelo desgaste dos ataques que irão surgir ao longo desta.
No final da subida quem não estiver bem colocado irá perder terreno pois vai estar numa parte bastante rápida.
Na viragem à esquerda para a Rua Alto da Pina, via estreita com leve subida, zona propícia para que ajam ataques, de forma a poderem usufruir de mais uma parte bastante rápida não só a rolar mais com uma descida bastante íngreme que na parte final irá ter uma curva à direita e logo uma contra-curva à esquerda. Esta descida é favorável a quem vai na frente do pelotão, pois os mais audazes não precisarão de travar.
Depois da descida aparece um percurso a rolar com uma pequena inclinação que irá subindo gradualmente mas pouco, até se mudar de direcção para Arrifana. Onde iremos fazer uma descida curta, rápida e técnica, aqui temos de ter cuidado pois a faixa da esquerda durante várias centenas de metros está em terra batida devido a obras que ai se realizaram.
Nesta zona já perto da chegada iremos ter uns topos, mais ao estilo de “quebra-pernas”.
A chegada para Igreja Nova é uma mudança de direcção à direita, onde tem uma placa que diz “correios”, é uma zona estreita e íngreme com uma extensão entre 100 a 200 metros. depois desta dificuldade há cerca de 100 a 200 metros de plano falso.
MUITA ATENÇÃO
Irá ser uma corrida perigosa se chover, muita atenção ao vento que se faz sentir nesta zona. E lembro aos C e B que nas suas chegadas devem se colocar à direita e todas as categorias que não tiverem chegadas devem circular pela esquerda da faixa de rodagem.
Desejo a todos os participantes BOA SORTE e vamos dignificar o nosso escalão, vamos dignificar o ciclismo. Até domingo

António Moreira

quarta-feira, 25 de maio de 2011

terça-feira, 24 de maio de 2011

A todos aqueles que têm mandado mensagens para saber mais informações sobre o 1º Grande Prémio de Portugal, ainda não posso dar mais informações pois os contactos ainda não estão concluídos: Sei que hoje elementos da organização foram a Mondim de Bastos para acertar pormenores da etapa.
Mas posso já informar que aqueles que chegarem fora do controle numa etapa serão excluídos da mesma, mas poderão alinhar no outro dia mas não contam para a geral.

A todos os interessados que queiram saber como é o Nacional na sexta-feira irei lá estar e irei escrever como será o percurso.

António Moreira

sábado, 21 de maio de 2011

Classificação de Cangas -Espanha



Crónica do 7ª Trofeo Concello de Cangas

Hoje realizou-se o 7º Trofeo Concello de Cangas.
Nesta tarde ventosa, logo à partida começaram a haver várias tentativas de fuga mas nenhuma vincou, até que o espanhol Francisco Barciela ataca levando consigo mais três elementos, sendo um deles Vítor Lourenço dos Viveiros. Esta fuga viria a ter cerca de 1m e 20, até que o insólito aconteceu- um dos motares da corrida abalroou o nosso atleta luso Vítor Lourenço provocando-lhe uma queda que fez com que fosse alcançado pelo pelotão no final da 1ª volta, aí Luís Machado faz uma perseguição à fuga e o ritmo que este imprimiu no prémio da montanha faz com que só Vítor Lourenço o consiga acompanhar e saem os dois. Entretanto o espanhol desenvecilha-se dos seus colegas de fuga e chega isolado à meta, com uma curta vantagem sobre o duo português que por pouco o alcança.

António Moreira

Classificações de 19º Prémio Letras Galegas-Espanha


Crónica de 19º Premio de Letras Galegas

Na terça-feira passada realizou-se o 19º Prémio Letras Galegas e mais uma vitória conseguida pelo Campeão Nacional Luís Machado dos Viveiros Vítor Lourenço. Esta vitória viria a ganhar forma na parte mais difícil do circuito, onde o Machado atacou levando consigo o espanhol Francisco Barciela da Spol, este duo entreajudou-se fazendo com que o pelotão nunca mais os alcança-se. No final Luís Machado bateria o seu colega de escapada ao sprint.

António Moreira

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Campeonato Nacional Estrada 2011

Ai vem uma das corridas mais espectaculares da época (o Campeonato Nacional de Estrada na categoria de master's), este ano é em Igreja Nova nos arredores de Mafra um circuito com um perímetro de 21.7 km por volta, e desengane-se quem pense que vai ser uma prova fácil. Depois da partida logo ao km 3.2 inicia-se o prémio de montanha com uma extensão de 2.2km, este vai ser um circuito com muito sobe e desce e no final para a chegada uma subida que obrigará a um esforço redobrado. Também há que ter em atenção ao vento que existe nesta região e mesmo à chuva que poderá haver devido a este tempo incerto.
Agora escrevendo o que penso daqueles que poderão ganhar:
Começando pelos mais veteranos, os C, sem duvida o mais favorito é ele José Martins do Fundiarte não terá alguém que lhe possa fazer frente, poderemos é pensar quem poderá fazer 2º ou 3º e esses poderão ser Rui Luciano do Alpiarça, Francisco Romão do Atlético, também há que ter atenção a António Bento do GarantiasNorte, pois é ele que lidera o Ranking o Open Ibérico.
Em veteranos B, esta é a rainha das categorias, o mais que favorito é Luís Machado dos Viveiros, mas que não pense que vai ser fácil irá ter uma concorrência forte começando pelo Humberto Silva do Peçamodovar que irá ter uma equipa forte para o ajudar nomeadamente Vítor Faria que irá mexer na corrida obrigando os Viveiros a um desgaste e atenção que este atleta também é um dos candidatos. Vítor Lourenço também é um atleta que tem condições para ir ao pódio, outros mais que temos de ter em conta são eles Fernando Duarte do Carbbom,Carlos Martins do skoda, Rui Costa do Xyami, e quem sabe se este ano também não posso fazer algo como no ano passado.
Por fim temos a categoria A, o mais favorito é ele Rui Rodrigues do Fundiarte, mas tem que ter em atenção José Rodrigues da Bikeworld que é um atleta com muita experiência, mostrando que está a andar bem. Também existem outros mais que pode discutir um pódio entre os quais temos Carlos Martins e Carlos Aberto do Skoda esta é uma de s equipas que está a andar muito bem, depois temos Gualdim Carvalho, Vítor Araújo. Henrique Janota, Amândio jesus (é um atleta muito irrequieto, depois temos Humberto Santo, José Valados, José Silva e Paulo Oliveira. este são atletas a considerara a ir ao pódio nesta categoria.
Para terminar espero que não Haja quedas ou casos, que tudo corra bem. Boa sorte para todos e encontramo-nos nos Nacionais.

António Moreita

domingo, 15 de maio de 2011

Informação Importante

Comunica-se que a prova de vermoim que faz parte do Open Ibérico já não será no dia 11 de Junho passando para o dia 25 de Junho.

António Moreira

Crónica da prova de redondela-Espanha

Redondela, 14 de Maio de 2011
4ª prova da Copa Ibérica

Foi um da de sol com bastante vento e tendo como habitual muitos atletas à partida. Após a partida simbólica o pelotão se fez à estrada com os habituais ataques, na tentativa de surgir uma fuga. Ao chegar à localidade de Moanã surge uma fuga de vários atletas entre os quais constavam Francisco Barciela da Spol que fazia perigar a liderança da camisola verde (Master 40), esta fuga veria a ganhar algum tempo mas não conseguiu ultrapassar 1 minuto, obrigando o pelotão a uma perseguição, nomeadamente dos homens do Skoda, devido ao ritmo elevado que estas movimentações imprimiram e ao vento que fazia, o pelotão partiu-se em dois, ao que a segunda parte nunca mais conseguiu recolar.
Entretanto no prémio da montanha, o pelotão conseguiu ver os fugitivos e é nesta altura que tenta sair o líder camisola verde e em seu encalço António Moreira do Póvoa BTT. Mas a tentativa dos dois atletas não iria a avante porque a equipa espanhola Valwindcycles veio em sua perseguição.
Em Marin, a fuga seria anulada, o que originou mais movimentações e tentativas de fugas mas todas anuladas. A Cerca de 3km da chegada Alexandro Magallanes sai forte ganhando alguma distância só que o pelotão não o deixou ir muito mais além o que lhe ter fez perder a corrida, pois a cerca de 500m o pelotão anula-o.E a chegada é discutida ao sprint levando a melhor Gonçalo Aguiar, master 40 da equipa Águia C.C.
Nesta corrida tenho a realçar pela positiva o 3º lugar em master 50 de António Lima do Póvoa BTT e pela negativa esteve a equipa de Vermoim em que o seu líder e a maior parte da sua equipa ficou no segundo pelotão. Temos a lamentar a grave queda de um atleta de Vermoim que teve de ser hospitalizado.

António Moreira

Classificação de Redondela




sexta-feira, 13 de maio de 2011

comunicado de Redondela

Informação

A prova de Land's Hause que estava marcada para o dia 12 Junho foi adiada para uma data ainda a determinar.

António Moreira

quarta-feira, 11 de maio de 2011

1º PRÉMIO PORTUGAL MASTERS-Informação

1º PRÉMIO PORTUGAL MASTERS DE 27 A 31 DE JULHO
Segundo informações que apurei sobre este Prémio é que o I Prémio Portugal Masters irá para a estrada em Julho, no período compreendido entre 27 e 31 de Julho e o percurso encontra-se já previamente delineado, embora a necessitar de confirmações de alguns locais de passagem da competição.
A prova destina-se à categoria de Masters Open, e o percurso estará centralizado na região de Entre Douro e Minho, estando previstas as seguintes etapas:

Dia 27 – Prólogo por equipas (contra-relógio, kms a determinar) noturno em Fafe, a classificação só conta por equipas e ão para a geral individual.

Dia 28 – Fafe – Mondim de Bastos, rondará os 80 a 90 km.

Dia 29 – Póvoa de Lanhoso – Póvoa de Lanhoso, irá rondar os 100km.

Dia 30 – Circuito da Boavista, será uma etapa totalmente plana.

Dia 31 – C/ relógio individual em Gondomar (manhã).

Dia 31 – Circuito de Gondomar (tarde)

Informações mais detalhadas serão fornecidas pela organização, a cargo do Boavista Ciclismo Clube.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Classificação de Èvora





domingo, 8 de maio de 2011

Crónica da prova de PonteCaldelas-Galiza Espanha

8 de Maio PonteCaldelas

Realizou-se esta manhã a 3ª prova para o Open Ibérico com a participação de cerca de 100 atletas inseridas todas as categorias.
Esta foi uma prova com bastantes subidas, uma prova destinada mais a trepadores mas ao mesmo tempo muito técnica para aqueles que não subiam tão bem tivessem tempo nas descidas se agruparem ao pelotão. Durante a corrida notou-se os portugueses muito activos tanto no ataque como em defender as camisolas que detêm (masters 40 e 50).
Nesta corrida o atleta mais inconformado foi Francisco Barciela da Spol que desde a partida até ao final, atacou, contra-atacou, impôs ritmos muito fortes a subir, fez tudo para tirar pontos ao lider da sua categoria Carlos Martins do Skoda (master 40), que não deu muitas hipóteses e até no final conseguiu chegar à frente do espanhol. De realçar que a equipa do Skoda, esta época não só em Espanha como em Portugal tem feito grandes resultados, mostra ser um bloco bastante unido.
Outra equipa em evidencia foi a equipa portuguesa Garantir Norte, de Vermoim, que esteve muito coesa em redor do seu lider António Bento-master 50, chegando ao ponto de tomar conta da corrida em alturas de grande dificuldade, de notar que António Bento fez uma boa corrida, nota-se que em relação às outras provas está num crescente de forma.
devido às dificuldades só acabariam 50 atletas e a vitória veio a sorrir a Alexandro Magallanes do Vigo Master, corrida esta ganha ao sprint.
Quanto à minha corrida fiz uma corrida normal, a subir andei sempre nos da frente, mas a descer tive um certo receio, nomeadamente à chegada que era uma descida de cerca de 7km, bastante técnica e perigosa obrigando muitos atletas a sair de estrada. Os 14' que perdi foi mesmo na recta da meta.
Salienta-se que por equipas esta corrida seria ganha pelo Skoda.
A próxima prova será sábado da parte da tarde-Redondela.

António Moreira

Informação Importante

Informa-se que a 5ª Prova de Vermoim/Famalicão pertencente ao Open Ibérico, será no dia 11 de Junho com inicio às 15:30h.
Este é um fim de semana com muito ciclismo pois dia 10 temos o Prémio da Batalha, dia 11 a Prova de Vermoim-Open Ibérico,no dia 12 o Circuito de Land's Hause e o Trofeo de Bueu em Espanha. È só escolher.

António Moreira

Classificação de Pontecaldelas-Espanha



Actualização do Calendário do mês de Maio




António Moreira

sábado, 7 de maio de 2011

Comunicado Ponte Caldelas Espanha

Campeonato Nacional 2011


Comunicado do Campeonato Nacional

terça-feira, 3 de maio de 2011

Informação

O Ranking deste ano sofreu algumas modificações na estrutura e atribuição de pontuação.
Este ano não vou fazer o ranking por categorias, apenas geral e equipas.
A pontuação que estou a atribuir é igual ás clássicas que a UCI faz por um dia, e em vez de acabar na pontuação de 3 (pontuável até ao 15º), atribuo até ao 1(pontuável até ao 17º).
A pontuação é: 100; 70; 40; 30; 25;20;15;10;9;8;7;6;5;4;3;2;1.
Nas provas por etapas estou a dar a mesma pontuação pois seria mais complicado fazer contas.
Espero que se entusiasmem

Saudações Desportistas
António Moreira

Ranking individual actualizado




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Classificação de Vila Chã de Ourique


Comunicado da Iª Challenge de Aragonta-Espanha



Info.Challenge.

El proximo dia 4 y 5 de junio nuestro club organizara la Iª CHALLENGE LOURIÑA ,CONDADO, PARADANTA,.( Senior y Master), aqui os presentamos los recorridos de los pertinentes dias, tambien os informamos que en breve habriremos en el apartado de inscripciones de esta pagina,para que os podais anotar,recordar que el tope de inscritos sera de 200.

EL PROXIMO SABADO DIA 16 DE ABRIL,…YA OS PODEIS INSCRIBIR PARA LA CHALLENGE,DAREMOS POR CERRADO LAS INSCRIPCIONES UNA VEZ COMPLETADO LA TOTALIDAD DE 200 INSCRITOS.

NOTA:

TODO PARTICIPANTE LLEVARA CHIP,AL FINALIZAR LA CHALLENGE ROGAMOS ENTREGARLO AL PERSONAL DE LA ORGANIZACION.

*****MAS NOTICIAS SOBRE NOSOTROS EN EL facebook EN:

C C Aragonta Salceda.

PRECIO POR PERSONA EN LA INSCRIPCION :

1 DIA …10 EUROS

2 DIAS…20 EUROS.

INGRESO EN SUCURSAL BANCARIA DE:

CAIXANOVA,.( NOVACAIXAGALICIA)

Nº CUENTA: 2080 0060 0 9 0000140912

RECORRIDOS:

SABADO DIA 4:

****(PRIMER SECTOR)

CONTRARRELOJ POR EQUIPOS,…SALIDA A LAS 9:30 HORAS..

c/Rosalia de castro,( salida y meta),c/de la renfe,poligono industrial,c/ de la renfe,c/Rosalia de castro.

perfil ruta.

circuito de 5km aprox, 2 vueltas.

****(SEGUNDO SECTOR)

CIRCUITO EN SALCEDA DE CASELAS….SALIDA A LAS 17 HORAS.

perfirl ruta:

C/Rosalia de Castro( junto Parque R.aragonta y Pabellon deportes municipal)

Picoña

Barreiro

C/Zunzunegui…..C/Rollo…..giro derecha de nuevo hacia Picoña

total vueltas: 7

total km: 42.

****DOMINGO DIA 5 DE JUNIO:

ETAPA EN LINEA…SALIDA Y LLEGADA EN LA ENTIDAD MENOR DE CHENLO,..O PORRIÑO.

perfil de la segunda etapa,..84 km.

EN BREVE PONDREMOS TODOS OS PASOS DE LOS PERTINENTES RECORRIDOS.

P.D. TODO AQUEL PARTICIPANTE EN LA PRUEBA CICLISTA QUE LO DESEE,EL CLUB CICLISA ARAGONTA TIENE RESERVADAS PLAZAS PARA COMER EN SALCEDA DE CASELAS, (CENTRO) EN LA PIZZERIA DON CAMILO,EL MENU SERA DE UNOS APERITIVOS ( ENTRANTES VARIOS),PASTA,POSTRE ,CAFE,REFRESCOS,…10 EUROS,TODO AQUEL QUE DESEE RESERVAR COMIDA PARA EL DIA 4 DE JUNIO, ( SABADO) ENVIAR DATOS E-MAIL A:

titoramirezmorais@yahoo.es

***dia 29 mayo 2011 ,ultimo dia para anotarse a la comida.

Saludos y Gracias a tod@s.

C.C.ARAGONTA

Calendário do mês de Maio

Fotos do Campeonato Ibérico

classificações do campeonato Ibérico 2011 Ourense-Espanha






Crónica do 3º Campeonato Ibérico

Domingo, 1 de Maio de 2011
Realizou-se pelo 3º ano consecutivo o Campeonato da Península Ibérica na cidade de Ourense.
Com partida da cidade de Ourense e chegada ao alto do monte Alto de Mon de Deu, subida esta de 1ª categoria em que em algumas partes tem rampas que ultrapassam um pouco mais de 20%.
Esta corrida percorreu uma distância de 74Km fazendo uma média de 43.25. Logo à partida como é habitual os ataques sucederam-se, sendo esta uma constante durante quase todo o percurso da prova, nomeadamente por atletas espanhóis, enquanto os portugueses corriam um pouco mais à defensiva guardando-se mais para a chegada. Devido à grande velocidade que o pelotão imprimia nunca houve uma tentativa de fuga que vingasse. Salienta-se que nos últimos quilómetros Manuel Sá, do Póvoa BTT,tentou mais que uma vez escapar ao pelotão.
Todo isto fez com que chegasse, ao inicio da subida um pelotão muito grande e compacto.
A corrida viria-se a decidir na dita subida e a trazer surpresas nos resultados finais. Logo de inicio o favorito Alejandro Magallanes e a sua equipa, que tudo fez para que este vencesse na geral, o que não veria a conseguir. O vencedor final seria Rui Rodrigues do CCLA Fundiarte, que até ao inicio da corrida estava mal colocado, e seria ele com um ataque bastante poderoso que iria fragmentar o pelotão pela subida acima.
Os portugueses neste Campeonato mostraram uma supremacia, aparecendo em evidencia ao preencherem os primeiros 5 lugares da geral. Nos master 30 o pódio foi todo português, nos master 40 o 1º e 3º seriam portugueses e por equipas as 3 primeiras seriam portuguesas com a liderança dos Skoda Irmãos Leite. De Salientar em dar nota mais a Rui Rodrigues do CCLA porque já em Torrão mostrou estar bem, dar nota mais ao Carlos Martins dos Skoda pelos pódios que conseguiu e à sua equipa que mostra ter um plantel forte. Esperava-se mais de Vítor Lourenço do Viveiros, do Paulo Valente dos Virios e de Humberto Silva do Almodôvar.
Quanto à minha prova creio que dentro dos possíveis até superei as minhas expectativas visto ao meu estado de saúde, que nos últimos 3 meses me tem vindo a limitar, só que na parte final comecei a fraquejar chegando a, em pouco maisde 500m, perder cerca de 40’’.
Em master 40 faria 9º,Manuel Sá 19º e em master 50 César Mendonça faria 7º. Apesar da nossa equipa ir desfalcada faríamos 16º num total de 24 equipas.
À partida estiveram 180 atletas e terminaram 133 atletas.
António Moreira

Fotos da prova 1º de Maio