2016

2016

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Crónica do 3º Campeonato Ibérico

Domingo, 1 de Maio de 2011
Realizou-se pelo 3º ano consecutivo o Campeonato da Península Ibérica na cidade de Ourense.
Com partida da cidade de Ourense e chegada ao alto do monte Alto de Mon de Deu, subida esta de 1ª categoria em que em algumas partes tem rampas que ultrapassam um pouco mais de 20%.
Esta corrida percorreu uma distância de 74Km fazendo uma média de 43.25. Logo à partida como é habitual os ataques sucederam-se, sendo esta uma constante durante quase todo o percurso da prova, nomeadamente por atletas espanhóis, enquanto os portugueses corriam um pouco mais à defensiva guardando-se mais para a chegada. Devido à grande velocidade que o pelotão imprimia nunca houve uma tentativa de fuga que vingasse. Salienta-se que nos últimos quilómetros Manuel Sá, do Póvoa BTT,tentou mais que uma vez escapar ao pelotão.
Todo isto fez com que chegasse, ao inicio da subida um pelotão muito grande e compacto.
A corrida viria-se a decidir na dita subida e a trazer surpresas nos resultados finais. Logo de inicio o favorito Alejandro Magallanes e a sua equipa, que tudo fez para que este vencesse na geral, o que não veria a conseguir. O vencedor final seria Rui Rodrigues do CCLA Fundiarte, que até ao inicio da corrida estava mal colocado, e seria ele com um ataque bastante poderoso que iria fragmentar o pelotão pela subida acima.
Os portugueses neste Campeonato mostraram uma supremacia, aparecendo em evidencia ao preencherem os primeiros 5 lugares da geral. Nos master 30 o pódio foi todo português, nos master 40 o 1º e 3º seriam portugueses e por equipas as 3 primeiras seriam portuguesas com a liderança dos Skoda Irmãos Leite. De Salientar em dar nota mais a Rui Rodrigues do CCLA porque já em Torrão mostrou estar bem, dar nota mais ao Carlos Martins dos Skoda pelos pódios que conseguiu e à sua equipa que mostra ter um plantel forte. Esperava-se mais de Vítor Lourenço do Viveiros, do Paulo Valente dos Virios e de Humberto Silva do Almodôvar.
Quanto à minha prova creio que dentro dos possíveis até superei as minhas expectativas visto ao meu estado de saúde, que nos últimos 3 meses me tem vindo a limitar, só que na parte final comecei a fraquejar chegando a, em pouco maisde 500m, perder cerca de 40’’.
Em master 40 faria 9º,Manuel Sá 19º e em master 50 César Mendonça faria 7º. Apesar da nossa equipa ir desfalcada faríamos 16º num total de 24 equipas.
À partida estiveram 180 atletas e terminaram 133 atletas.
António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário