O que dizer sobre o percurso do Nacional
Esta sexta-feira tive oportunidade de fazer o reconhecimento do circuito do nosso Campeonato de Estrada, e o que dizer?
Em relação ao percurso do ano passado é muito mais fácil, pois é um percurso que se pode fazer todo no prato grande. Mas temos de ter atenção que nem tudo são facilidades. Comecemos, após a partida o pelotão irá rolar compacto com as 3 categorias, após 100m da partida irá ter uma descida bastante acentuada que começa com 13% e que vai até aos 15% de inclinação e é nesta parte mais rápida que temos uma curva à direita com estreitamento de via, portanto vai ser uma parte complicada porque os atletas irão querer estar bem colocados para poder abordar o prémio de montanha que tem 2,200Km, que não vai ser fácil. Nesta subida a maior dificuldade será a parte final, não porque tenha mais inclinação mas sim pelo desgaste dos ataques que irão surgir ao longo desta.
No final da subida quem não estiver bem colocado irá perder terreno pois vai estar numa parte bastante rápida.
Na viragem à esquerda para a Rua Alto da Pina, via estreita com leve subida, zona propícia para que ajam ataques, de forma a poderem usufruir de mais uma parte bastante rápida não só a rolar mais com uma descida bastante íngreme que na parte final irá ter uma curva à direita e logo uma contra-curva à esquerda. Esta descida é favorável a quem vai na frente do pelotão, pois os mais audazes não precisarão de travar.
Depois da descida aparece um percurso a rolar com uma pequena inclinação que irá subindo gradualmente mas pouco, até se mudar de direcção para Arrifana. Onde iremos fazer uma descida curta, rápida e técnica, aqui temos de ter cuidado pois a faixa da esquerda durante várias centenas de metros está em terra batida devido a obras que ai se realizaram.
Nesta zona já perto da chegada iremos ter uns topos, mais ao estilo de “quebra-pernas”.
A chegada para Igreja Nova é uma mudança de direcção à direita, onde tem uma placa que diz “correios”, é uma zona estreita e íngreme com uma extensão entre 100 a 200 metros. depois desta dificuldade há cerca de 100 a 200 metros de plano falso.
MUITA ATENÇÃO
Irá ser uma corrida perigosa se chover, muita atenção ao vento que se faz sentir nesta zona. E lembro aos C e B que nas suas chegadas devem se colocar à direita e todas as categorias que não tiverem chegadas devem circular pela esquerda da faixa de rodagem.
Desejo a todos os participantes BOA SORTE e vamos dignificar o nosso escalão, vamos dignificar o ciclismo. Até domingo
António Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário