2016

2016

domingo, 28 de novembro de 2010

Fotos de Santiago de Compostela-Espanha

Classificação do Ciclocross de Santiago de Compostela


Ciclocross de Santiago de Compostela-Espanha



Santiago de Compostela 28/11/2010

Trofeo de Ciclocross Muebles Compostela, grande vitória do Português António Sousa da Candibyke em terras galegas.
Manhã muito fria com uma temperatura de 2º, a pista ainda tinha bastante gelo e nem por isso a partida deixou de ter cerca de 45 atletas masters nas diversas categorias; pista esta de grande dificuldade com uma subida bastante íngreme e obstáculos naturais e artificiais que exigiam bastante perícia para os ultrapassar.
Curvas com relva que tinham gelo, portante uma pista de grande dificuldade e bastante técnica.
Como sempre uma largada rápida obrigando os ciclistas a uma melhor colocação, desde logo António Sousa soubesse colocar bastante bem durante toda a prova, andando na companhia de mais 3 espanhóis, na derradeira volta António Sousa ataca, mostrando o porquê de ter sido Campeão Nacional de BTT, e o andamento imposto foi de tal ordem que chegou isolado á meta com cerca de 11' a menos que os seus opositores. Quanto á minha corrida (tenho que ir á bruxa)até ia bem,ia em 8º lugar até que cai e avariei tive de trocar de bicicleta. A bicicleta que montei a determinada altura em que ia a sprintar partiu o desviador do pedaleiro e a corrente prendeu-se, o resultado foi uma queda e a partir dai foi tentar acabar sem me importar com o resto, fiquei na... pode ser que na próxima corra melhor.
Parabéns para António Sousa e Candibyke, fiquei bastante contente. Domingo dia 5 de Dezembro da parte da manhã, espero por vocês todos em Lordelo-Portugal.

António Moreira

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Informação da Organização da Volta a Portugal de Master

Comunicado oficial - organização fullsport
Caros Ciclistas Masters, é com alguma tristeza que venho aqui anunciar o fim da Volta Master.

Este foi um projecto meu que me deu bastante prazer realizar durante 2 anos, lamento algumas equipas não tenham dado o devido valor á minha intenção de proporcionar ao escalão master uma prova de referencia com condições de participação muito acima da média quer ao nível organizativo quer ao nível de segurança.

As criticas devem ser construtivas e o debate de ideias deve ser frontal e directo de forma a que todos as eventuais falhas que possam existir se resolvam de forma célere, lamento por isso que algumas equipas nunca tenham tido a coragem de falar com a organização e depois venham apontar eventuais falhas em blogs ou sites de qualidade duvidosa. Quem me conhece sabe que sou frontal e directo e dou sempre a cara em tudo o que faço e lamento que algumas pessoas não tenham feito o mesmo pretendendo unicamente denegrir a organização sem qualquer fundamento, como responsável da Fullsport escusado será enumerar o meu Historial no Ciclismo porque quem me conhece sabe bem das capacidades da minha empresa na organização de eventos Desportivos. .

Resta-me agradecer a todos os clubes que participaram nestas 2 edições e em especial aos 3 clubes que ano passado contribuíram para que a prova se realizasse (CD Navais, CCLA e ao Benfica de Almodôvar), ainda um agradecimento a todos os municípios e patrocinadores que apoiaram a prova

A Fullsport irá continuar a organizar provas de ciclismo ponderando a realização de uma prova para Masters com conceito diferente da Volta Portugal.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Informações do Ciclocross de Lordelo









Noticias de Ciclocross em Portugal

A 1ª prova de Ciclocross a realizar-se no nosso País será no próximo dia 5 de Dezembro, mas já não em Rebordosa mas em Lordelo. Esta prova será um ensaio para o Campeonato Nacional, que irá ser realizado no mesmo sitio. Possivelmente irá haver outro cross ainda no mês de Dezembro. Todos os crosses desta época terão a designação de Open-Ciclocross, isto porque podem participar federados e não federados; as bicicletas podem ser de BTT mas sem suspensão, a espessura máxima dos pneus será de 1.5 e o guiador só poderá ter um comprimento de 50 cm.
Em relação ao Campeonato Nacional que será a 16 de Janeiro, as regras serão diferentes pois só poderão participar atletas federados com as licenças de 2011 com bicicletas de Ciclocross.
Para o ano irá haver uma taça de Portugal com 5 provas, já com o Nacional. A primeira prova será no Festival/Bike Órbita de Santarém.

Brevemente darei mais noticias.

António Moreira

sábado, 20 de novembro de 2010

Fotos do Ciclocross de Padron

Campeonato Nacional de Pista para Master´s

Informa-se todos os interessados que dia 4 e 5 de Dezembro de 2010, no Velódromo de Anadia irá se desenrolar os Campeonatos Nacionais de Pista em todas as especialidades.
Mais uma vez o Póvoa BTT irá estar na linha da frente, não só com o seu atleta mais experiente nesta modalidade-César Mendonça,como outros atletas do Clube.
Participem, as inscrições são gratuitas, informem-se na Federação Portuguesa visto que ela poderá ceder algumas bicicletas e se não poderem participar venham assistir.
Sigam o lema "Venham e tragam um amigo".
Tenho pena que mais uma vez haja coincidências de provas de ciclismo no mesmo dia.

António Moreira

Ciclocross de Padron-Espanha

Matosinhos,20 de Novembro 2010

Hoje pela manhã realizou-se na localidade de Padron-Galiza, o 2º troféu de Ciclocross a contar para o Campeonato Galego e ao mesmo tempo esta prova contava para a Copa de Espanha, sendo também a 2ª prova.
Mais uma vez a equipa do Póvoa BTT esteve presente, desta vez com 2 atletas António Moreira e Manuel Costa, ambos da categoria B.
A partida deu-se ás 9:30h coma as categorias B e C, com um pelotão de cerca de 50 atletas. Este percurso era muito técnico, com algumas extensões muito lamacentas, tendo um perímetro de 2.800 metros, sendo um cross bastante rápido.
Depois de uma boa partida e de me ter colocado bem, seguia em 10º lugar, ao cabo da primeira volta numa grande poça de água e lama meti lá a roda da frente e furei, tendo sido obrigado a mudar de bicicleta e relegado para ultimo. Apesar de recuperar alguns lugares, todo este esforço seria inglório uma vez que tive um furo no pneu da roda de trás o que me obrigaria a desistir. Quanto a Manuel Costa foi obrigado a desistir, devido a ter que me dar a sua bicicleta.
Não foi um bom dia para quem se levantou ás 4h da manhã e viajou para a Corunha, mas paciência melhores dias virão.

António Moreira

Ciclocross em Portugal


Parece que finalmente o Ciclocross vai voltar às terras lusas do norte, após um interregno de tantos anos.
Pelo que fui averiguando com diversas pessoas já há um movimento grande de procura de equipamento para Ciclocross.
Já com a época iniciada em Espanha, que tem contado com a participação de alguns poucos aficionados atletas portugueses, os organizadores desta iniciativa em Portugal, encontram-se á espera da confirmação do calendário Galego para lançarem o calendário Português, isto porque não querem que as provas sejam coincidentes. Paulo Rodrigues do PatoCycles, um dos organizadores, diz ”assim como temos atletas portugueses a correr em Espanha queremos que os espanhóis venham correr nas nossas provas”. Confirmou ainda que estão em negociação com a Federação em relação ao calendário. Paulo Rodrigues diz que pretendem este ano organizar 5 provas de Ciclocross no nosso pais na zona norte, sendo uma deles o Campeonato Nacional. Este Campeonato está previsto ser realizado no dia 16 de Janeiro , o local eleito é o Palácio de Cristal no Porto mas ainda não existe a autorização camarária. Paulo Rodrigues confirmou que esta ideia surgiu de um grupo de betetistas que gostariam de fazer crosses no nosso país e que nunca tiveram oportunidade devido a esta modalidade não existir em Portugal e as deslocações a Espanha não serem convidativas, tanto em termos de horário como em despesas. Assim com esta iniciativa pretendem reavivar a modalidade no nosso pais de forma a que para o ano tenhamos um grande número de atletas a praticar esta modalidade.
O Calendário apesar de ainda não estar definido, existem provas já com datas marcadas. A primeira prova de Ciclocross no nosso país será no próximo dia 5 de Dezembro em Rebordosa-Paredes.
Mal tenha acesso ao calendário publicarei.
António Moreira

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Retrospectiva da epoca 2010- 5º episódio

Hoje vamos concluir com esta crónica, analisando os 10+ de Master's C.
O 10º classificado é Vitoriano Pereira da equipa Escola de Ciclismo Fernando Carvalho e em 9º lugar temos Manuel Domingos individual, em relação a estes atletas tenho muito pouco a dizer uma vez que participaram em poucas corridas e sem grandes acções de registo.
Em 8º lugar aparece Manuel Zeferino do C.D.C Navais, este atleta tinha todas as condições para dominar a sua categoria e para dar luta ás outras categorias. Vencedor da Copa Galega, Campeão Ibérico, Campeão Nacional, vencedor de praticamente todas as corridas(em que participou) na sua categoria, mas veio estragar tudo isto faltando a um controle anti-dopping, na prova de Famalicão onde era atribuído o titulo de Campeão Regional do Minho.
Também no 8º lugar temos Luís Gregório da equipa U.C. Leiria, outrora; lembro-me perfeitamente, andava muito bem nomeadamente a subir, mas ... idade? e depois de ter cumprido castigo divido na um controle positivo, nunca mais foi o mesmo e para agravar, no Campeonato Nacional de "Grândola" teve uma grande queda que agravou ainda mais o seu estado de forma.
No 7º lugar aparece José Magalhães da equipa Skoda, mostrou ser um atleta regular, está numa equipa que tem alguns bons valores que não aparecem muito em virtude de serem de Vila Real e terem muitas dificuldades para se deslocarem. Espero vê-los na próxima época tanto em Portugal como em Espanha.
O 6º classificado é Benjamim Silva do CRC Famalicão, bom trepador, 2º classificado na Taça de Portugal na sua categoria, tinha grandes probabilidades de ter um melhor classificação se a sua equipa participasse em mais corridas. Este atleta se fosse correr mais vezes z Espanha com toda a certeza subiria várias vezes ao pódio.
Em 5º lugar aparece Américo Vieira de U.C. Leiria, que atleta, um verdadeiro amante do ciclismo, outrora muito bom atleta nos circuitos. Na minha opinião, uma boa pessoa que eu gostei de conhecer, para ele tudo de bom.
O 4º lugar é composto por António Lima, do Póvoa Clube BTT, apesar de ser C é o "puto" da minha equipa. Nos treinos gasta a gasolina toda, anda de que maneira, volta e meia ralho com ele para se poupar, mas parece uma criança, só quer é andar, andar, andar, depois nas corridas rapa. Mas eu gosto imenso dele.
no 3º lugar temos César Mendonça, do Póvoa Clube BTT, o atleta do meu clube que mais pódios teve, vencedor da taça de Portugal na sua categoria, representou Portugal nos campeonatos do mundo de pista, é uma óptima pessoa, espera-se dele para o próximo ano uma melhor época.
Em 2º lugar temos Francisco Romão do Atlético Sport de Reguengos, este é sem dúvida o mais irrequieto atleta da sua categoria, não tem problemas em atacar onde quer que seja, não sendo por acaso que se encontra neste lugar do ranking
Por fim, o grande vencedor desta categoria - Rui Luciano dos Águias de Alpiarça, o que escrever... Atleta inteligente da maneira que corre, não se aventura de qualquer maneira, sabe-se colocar no pelotão, aproveitando as categorias mais fortes para poder fazer a sua corrida.
Estas foram algumas virtudes com que fizeram este atleta o vencedor absoluto na categoria C, muitos parabéns.

António Moreira

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prova de BTT

Venho por este meio dar conhecimento da prova de BTT organizada pela Casa do Benfica em Pataias a 9 de Janeiro de 2011.

António Moreira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Condolências

Venho por este meio, em meu nome, em nome do meu Clube e seus atletas, prestar condolências ao Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, pelo falecimento da sua mãe.

António Moreira

domingo, 7 de novembro de 2010

Fotos do Ciclocross de Eiras

Classificação do cross de Eiras


Ciclocross de Eiras-Espanha

Domingo, 7 de Novembro de 2010

Hoje iniciou-se a época de Ciclocross na Galiza.O tempo que fez foi um autentico dia de verão. A pista estava seca e muito rápida. Este é um tipo de cross que não me agrada muito pois prefiro cross chuvosos e muito lamacentos, onde não só a parte de ciclismo conta mas também a parte mais atlética do ciclista.
Não foi da melhor maneira que comecei a época de Ciclocross, a prova e o resultado ficaram aquém das minhas expectativas. Á partida, como demonstram as fotos, estavam muitos atletas, o que demonstra o quanto os espanhóis gostam desta variante do ciclismo. Após o tiro de largada, poucos metros á frente, julgando eu ter feito um bom inicio de prova, originei uma queda (não sei como), levando vários atletas ao chão comigo. Antes de retomar a corrida tive de arranjar a bicicleta porque fiquei com a roda para um lado e o guiador para o outro. Quando voltei á prova já todos os ciclistas ião bastante distanciados, ainda consegui recuperar bastante mas as abordagens em determinadas curvas, devido á velocidade que eu estava a imprimir e o não querer travar, obrigaram-me a cair mais duas vezes, uma delas deixou-me a perna direita mal tratada, que ainda me doí neste momento.
A recuperação que eu fiz ainda me levou até ao oitavo lugar, mas devido ao esforço despendido, nas ultimas duas voltas que foram de bastante dificuldade, acabei por terminar em 10º lugar, ainda consegui ficar no top 10.
De realçar a excelente prova de António Sousa,da CandyBike, que fez um excelente 2º lugar, creio que se tivesse entrado mais forte á partida poderia ter ganho a prova, uma vez que perdeu algum tempo em passar outros atletas.
Quanto ao vencedor Javier Lago, da CaixaNova,para terem uma noção de como eles se preparam para os cross, este atleta apartir do meio da época de estrada já corria nas provas de estrada em bicicleta de ciclocrss.

António Moreira

sábado, 6 de novembro de 2010

Fotos do Campeonato do Mundo de Pista-Sangalhos

Mundial de Pista-Sangalhos

Faz uma semana que terminou o Campeonato do Mundo de Pista em Sangalhos.
Todas as provas e todas as categorias foram muito disputadas. A supremacia americana foi evidente.
A "Selecção" Portuguesa tendo em consideração as condições que tiveram para treinar/competir (quase nenhumas), não desanimou e lutaram sempre até ao fim.
Estive presente nas provas de Domingo (Provas por pontos) e fiquei desiludido com a quase inexistência de publico.
No rescaldo deste Campeonato, tenho de felicitar a iniciativa da Federação por ter conseguido trazer este mundial para o nosso pais. Tenho de louvar os corajosos atletas portugueses que estiveram presentes, por não se terem intimidado por atletas que só praticam esta modalidade.Aproveito também para saudar todos os atletas participantes, pois pelo que observei esta modalidade do ciclismo exige muita concentração e perícia, tanto para a classificação como para não cair, pois as quedas que vi são bastante feias.
Em conversa com diversos atletas estrangeiros, nomeadamente dois ingleses que são há 6 anos Campeões europeus e mundiais de pista em Sprint, que me dizem que só praticam esta modalidade durante todo o ano, Fazem uma preparação em ginásio, têm de ter força e peso. Um pesava 89kg e o outro 95kg.
Tenho de lamentar o facto dos órgãos de informação não terem dado o devido valor a esta competição. Sei que hoje a RTP2 irá apresentar um excerto deste Campeonato do Mundo e que o jornal de ciclismo foi dando alguma informação ao longo da semana de competição, mas quanto aos restantes sentiu-se um enorme silêncio e vazio o que já se tornar corriqueiro quando se trata de ciclismo amador.
Encontrei pessoas conhecidas do ciclismo português como Marco Chagas e Joaquim Andrade, atletas do nosso pelotão de masters nomeadamente Américo Vieira, Manuel Costa.Tive o prazer de conversar com o nosso presidente da Federação Artur Lopes com o secretário de estado do Desporto Hermínio Loureiro.
Gostei imenso do velódromo, numa palavra EXPECTACULAR, pena é que uma obra com tão pouco tempo de vida já deixar entrar chuva que danifica a pista.
Pelo que vi, é uma modalidade que estou tentado a vir a praticar,deu-me muito entusiasmo e fiquei com pena de não estar ali.

António Moreira

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Inicio dos Ciclocross

Este fim-de-semana que ai vem começa a temporada dos ciclocross. Pela primeira vez o Póvoa Clube BTT irá estar representado como equipa. Nesta primeira prova com toda a certeza só irei lá estar António Moreira, devido ao seu estado adiantado de forma em relação aos outros colegas de equipa.mas possivelmente nas próximas já deverão estar António Bento e Manuel Costa.
Estejam atentos ás fotografias porque nesta vertente do ciclismo costumam ser sempre expectaculares.

António Moreira

Noticia Importante

A noticia que aqui vou publicar será do agrado de muitos e desagrado de muitos mais.
Em conversa com o Presidente do Póvoa Clube BTT, fui autorizado a escrever o seguinte: O PÓVOA BTT CONTINUA. A equipa de estrada, continua; a equipa do XC continua nem que seja só com um atleta. Tudo o que por ai se falar ou se falar que não seja o que aqui está escrito é boatos, especulações, mentiras.
E viva o Presidente.

António Moreira

Retrospectiva da época de 2010- 4º episódio

Em relação aos 10+ Masters B temos:
Em décimo lugar Aníbal Santo, do Atlético, atleta que outra hora teve melhores dias, quando está a andar é muito forte, nomeadamente em circuitos, volta e meia é sempre um candidato a ganhar corridas.
No nono lugar Fernando Duarte,do Peçalmôdovar, é um atleta forte mas esteve aquém das expectativas, nomeadamente na Volta a Portugal.
Em oitavo lugar aparece Rui Costa,do Casema, é um atleta bastante completo, ex Campeão Nacional, muito forte no contra-relógio. É um atleta bastante metódico.
No sétimo lugar aparece Hélder Ventura,dos Águias de Alpiarça, muito regular e que após a volta foi pontuando nos circuitos, por isso encontra-se no lugar que está.
No sexto lugar está António Moreira, do Póvoa BTT, eu defendo-me mais ao menos a subir, sofro muito a rolar, não sprinto e ando sempre de boca aberta. Quem me conhece sabe que ando nisto por gostar muito de ciclismo. Sou amigo do meu amigo e gosto de me dar bem com todos.
Em quinto lugar temos António Bento, do Póvoa BTT, tinha obrigação de ser mais ambicioso, muito mais em prol da equipa que esta sairia muito mais a ganhar. Não deixou de pontuar nas corridas que entrou, mas temos de salientar que o mais positivo foi esta época só ter caído 2 vezes (uma em Espanha e outra em Portugal). Atenção que para o ano em C é um candidato muito forte a ganhar as corridas na sua categoria.
No quarto lugar aparece Vítor Faria, do Peçalmôdovar, atleta bastante forte a rolar, bastante possante, não há época alguma em que ele não ganhe uma ou mais corridas, é um atleta que qualquer equipa gostaria de ter nas suas fileiras.
Agora nos 3+,temos os atletas mais profissionais do nosso escalão.
Em terceiro lugar temos Humberto Silva, se não fosse a grave queda que teve certamente poderíamos tê-lo como vencedor desta categoria, pontuou sempre e foi candidato em todas as corridas que entrou.
Em segundo lugar aparece Luís Machado, dos Viveiros, que para mim é o melhor atleta do nosso pelotão. Está mais elegante do que quando era profissional, mas simpático como sempre. Vencedor pelo segundo ano consecutivo da Volta a Portugal, Campeão Nacional, Campeão Ibérico e agora, á poucos dias, vencedor da semana internacional de Maiorca-Espanha. É OBRA. Já agora se ele quiser vir para a minha equipa em troca de uns equipamentositos, é só falar que eu converso com a Direcção.
E por fim, como Vencedor desta categoria temos Vítor Lourenço, dos Viveiros, é um atleta completo, rola, sprinta, é trepador, faz contra-relógios só é pena não ter participado nos mundiais de pista, talvez conseguisse nos surpreender.
Na sexta-feira pretendo terminar esta saga com a categoria C pois no Domingo começa a minha época de Ciclocross em Espanha.

António Moreira
Ferreirinha, obrigada pela tua mensagem, se poderes envia-me o teu email para conversarmos um pouco.
António Moreira

Mundial de Pista

César Mendonça faz um balanço da prova de pista por pontos que se realizou no domingo.
" No domingo,tivemos uma aprova extremamente rápida. Não houve intervalos. Senti-me bem fisicamente mas os andamentos não estavam adequados para a corrida. Estive treinando no velódromo cerca de 45 dias. Parece muito mas não é. A preparação para um Mundial leva meses. Outro factor fundamental ao treinamento é o uso de mota. Ela é a única que simula o ritmo verdadeiro de uma corrida. A Federação não possui. Estive treinando com a categoria Júniores e o técnico Gabriel em muito me ajudou.
A duas semanas atrás ocorreu a 2ª etapa da Taça de Portugal de Pista. Pedi ao diretor técnico, Sr. Calado para participar na prova por pontos junto com os elites e sub 23 ( seria fundamental para a preparação para o Mundial ). A minha participação foi negada. O porquê eu não sei. Se tivesse participado, mesmo tendo poucos corredores, talvez tivesse utilizado um andamento mais agressivo nos Mundiais. Uma coisa é treino outro é a corrida. Que isto não sirva de desculpas para os meus resultados. Agradeço a todos que se estiveram presentes no Domingo no Velódromo Nacional. Termino com uma magoa por não ter alcançado uma classificação melhor. Esperava retribuir a todos um desenpenho a altura dos melhores. Dei o meu melhor mas não foi o suficiente.
Obrigado a todos."