2016

2016

sábado, 6 de novembro de 2010

Mundial de Pista-Sangalhos

Faz uma semana que terminou o Campeonato do Mundo de Pista em Sangalhos.
Todas as provas e todas as categorias foram muito disputadas. A supremacia americana foi evidente.
A "Selecção" Portuguesa tendo em consideração as condições que tiveram para treinar/competir (quase nenhumas), não desanimou e lutaram sempre até ao fim.
Estive presente nas provas de Domingo (Provas por pontos) e fiquei desiludido com a quase inexistência de publico.
No rescaldo deste Campeonato, tenho de felicitar a iniciativa da Federação por ter conseguido trazer este mundial para o nosso pais. Tenho de louvar os corajosos atletas portugueses que estiveram presentes, por não se terem intimidado por atletas que só praticam esta modalidade.Aproveito também para saudar todos os atletas participantes, pois pelo que observei esta modalidade do ciclismo exige muita concentração e perícia, tanto para a classificação como para não cair, pois as quedas que vi são bastante feias.
Em conversa com diversos atletas estrangeiros, nomeadamente dois ingleses que são há 6 anos Campeões europeus e mundiais de pista em Sprint, que me dizem que só praticam esta modalidade durante todo o ano, Fazem uma preparação em ginásio, têm de ter força e peso. Um pesava 89kg e o outro 95kg.
Tenho de lamentar o facto dos órgãos de informação não terem dado o devido valor a esta competição. Sei que hoje a RTP2 irá apresentar um excerto deste Campeonato do Mundo e que o jornal de ciclismo foi dando alguma informação ao longo da semana de competição, mas quanto aos restantes sentiu-se um enorme silêncio e vazio o que já se tornar corriqueiro quando se trata de ciclismo amador.
Encontrei pessoas conhecidas do ciclismo português como Marco Chagas e Joaquim Andrade, atletas do nosso pelotão de masters nomeadamente Américo Vieira, Manuel Costa.Tive o prazer de conversar com o nosso presidente da Federação Artur Lopes com o secretário de estado do Desporto Hermínio Loureiro.
Gostei imenso do velódromo, numa palavra EXPECTACULAR, pena é que uma obra com tão pouco tempo de vida já deixar entrar chuva que danifica a pista.
Pelo que vi, é uma modalidade que estou tentado a vir a praticar,deu-me muito entusiasmo e fiquei com pena de não estar ali.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário