Domingo dia 24 de junho irá-se realizar um circuito em Grândola, em breve daremos mais informações.
Em setembro , possivelmente, irá haver a Volta a Grândola - duas etapas em dois dias. Daremos posteriormente mais noticias.
4ª feira irei atualizar o ranking
António Moreira
2016
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Resultado do III GP Liberty-Açores
Paulo Cardoso da Sportzone, ganha o III GP Liberty-Açores, mostrando que o resultado do Campeonato Nacional não foi por acaso.
Rui Rodrigues faz um excelente Prémio, conseguindo arrecadar 2 camisolas - a de Pontos e a do Prémio de Montanha, vencendo ainda a 3ª etapa. Fazendo um excelente 3º lugar no pódio deste Prémio, disputado nos Açores.
Rui Rodrigues faz um excelente Prémio, conseguindo arrecadar 2 camisolas - a de Pontos e a do Prémio de Montanha, vencendo ainda a 3ª etapa. Fazendo um excelente 3º lugar no pódio deste Prémio, disputado nos Açores.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Campeonato Regional do Minho para Elites e Veteranos na prova de Vermoim-Famalicão
Próximo dia 30 de Junho de 2012 a IV Volta ao Concelho de V.N.
Famalicão. Será um grande momento de ciclismo e promoção da modalidade.
Este ano com novidades. Prova para cadetes e Juniores. Campeonato
Regional de Estrada para Elites e Masters.
http://www.famatv.pt/webtv/video_news.php?video_on=3061
http://www.famatv.pt/webtv/video_news.php?video_on=3061
terça-feira, 22 de maio de 2012
Cronica do Campeonato Nacional 2012
Em relação aos Veteranos A:
comecemos pelo 3º classificado Rui Rodrigues (Peçalmodôvar) - apesar de ter ido ao pódio, o lugar que fez ficou muito aquém do atleta que é, (Ao que parece o seu lugar esteve tremido devido a uma situação inregular em relação ao seu sprint). Não esteve bem a subir, não foi explosivo como é seu costume e mais uma vez a descer teve muitas dificuldades, nomeadamente devido ao piso molhado. Desgastou-se muito a tentar colocar-se na cabeça da corrida. Talvez devesse fazer, na minha opiniião, no defeso, BTT ou outra modalidade que lhe desse mais destreza a descer.
Em 2º lugar ficou Claudio Paulinno (CSRD Ota/Carb Boom/Anipura), atleta que não tendo sido mencionado como favorito, mas que já tinha feito alguns lugares de relevo esta época, mostrou que é um bom atleta e que está a ganhar lugar nos melhores deste poletão.
No 1º lugar ficou Carlos Gomes (Xyami). Atleta que estava nos favoritos para ganhar mostrou toda a sua classe como atleta (o que já tinha mostrado em outras provas). Andou, durante a prova toda, sempre na cabeça da corrida. è um atleta completo, que eu gosto de ver a correr. Não se pode dizer mais nada, apenas dar-lhe os parabéns.
Notas finais:
Aqui vou dar algumas notas negativas, mas não quero que as pessoas em questão levem a mal pois não é para ofender. Eu também sou criticado e não fico chateado por isso, desde que seja com o intuito de me chamar a atenção para aprender, melhor ainda, não sou mais do que os outros. Então aqui vai a "lazapatta".
- Paulo Valente mostrou que não estava bem, ao ponto de não acabar a prova, mas não deixa de ser um bom atleta.
- Amândio Jesus, lá por ter trabalhado na ultima volta para Humberto Silva, o seu lugar não espelha o seu rel valor.
- A equipa do CCLA onde todos os seus atletas ficaram aquém do que têm vindo a demonstrar, chegando mesmo Gualdim Carvalho, bom trepador, a não acabar a prova.
- A equipa CDC Navais, apresentou um conjunto no geral fraco, Jorge Santos, que tinha obrigação de fazer melhor pois é um excelente trepador, sofreu muito. O melhor atleta viria a ser um Veterano B que faz 13º lugar. É certamente falta de ritmo de corrida que estes atletas demonstraram.
Como todos sabem, o ciclismo não se faz só de treinos há que correr e fazer provas para se ganhar ritmo. Isto é um saber que se verificou em muitos atletas, a falta de ritmo- como é que a podem ter se não fazem competição?
- Carlos Lameira (Skoda), depois de um bom resultado no Campeonato Regional do Porto, mostrava estar mais forte do que demonstrou, principalmente a correr em casa.
- Benfica de Almodôvar, um conjunto forte mas que demonstrou muitas dificuldades nesta prova,não estando bem no geral. Um 3º lugar, apenas sabe muito a pouco.
- CC Gondomar, onde o seu melhor atleta faz 27º em A - Paulo Santos. Já em Espanha tinha-se visto que se encontrava um conjunto fraco.
Termino a felicitar umaa vez mais todos os novos Campeões, felicitar os atletas que preencheram os restantes lugares do pódio e por ultimo felicitar todos os restantes atletas que participaram nesta dura prova que foi o Campeonato Nacional.
Quanto ao meu resultado é o que tem vindo a ser normal. Desde o principio da época, os meus resultados quer em Espanha quer em Portugal, não variam muito, tirando a Volta a Almodôvar em que fiz 3º na categoria. Estes resultados mostram que sou um corredor regular, no meu escalão, gostava de ganhar uma corrida, como qualquer outro, mas os outros são "melhores", paciência. Fico contente porque sei como corro.
António Moreira
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Noticias
Sábado há o Campeonato Regional de Pista da Associação de Ciclismo do Porto no Velódromo de Sangalhos.
António Moreira
António Moreira
Cronica do Campeonato Nacional 2012
Ontem dia 20 de maio, realizou-se o Campeonato Nacional de Estrada para Veteranos em Vila Pouca de Aguiar, com a realização da Associação de Ciclismo de Vila Real e FPC.
Neste dia esteve uma temperatura que andou entre os 9º e os 10º com alguns aguaceiros.
O circuito era destinado para trepadores, conforme as classificações comprovam, duro sem muitas partes de recuperação.
Antes de falar nas categorias, vou falar um pouco da organização da prova. Notou-se um certo nervosismo nos comissários e algumas falhas que possivelmente se devem à falta de prática desta associação na organização de provas, desta envergadura. Designadamente na atribuição dos dorsais (continuo a não perceber para que é que existem dorsais da federação se não são utilizados nas provas, principalmente nas de carácter nacional), certa confusão na colocação dos atletas para a partida, a falta de noticias na rádio volta, alguma falta de segurança pois os batedores passavam com muita antecedência em relação à cabeça da corrida o que proporcionava a circulação de viaturas, que se incorporavam no meio dos carros de apoio, no meio dos atletas atrasados ou na cabeça da corrida, havendo mesmo uma altura em que circulou uma viatura em sentido contrário da prova, entre outras.
Em relação à prova vou começar pelos Veteranos C
- Dos 4 primeiros atletas, que eu pensava que poderiam discutir a corrida, eles estiveram lá. Comecemos pelo José Martins (CCLA), ex-campeão nacional, não esteve bem, nomeadamente no seu terreno (que é a subir). Na segunda volta já demonstrava dificuldades e a descer com o piso molhado muito mais, isto tudo somado fez com que perde-se muito tempo fazendo 4º da geral. João Marques (Paio Pires), fica em 3º, também foi uma sombra de si mesmo, não esperava que perde-se muito tempo, não esteve no seu melhor. José Ferreira (Skoda), atleta que reparei que sofreu bastante durante a prova e a correr em casa faz 2º, o que já é muito bom para um atleta que está a correr pela 1ª vez em veteranos. António Bento (AMVE), foi um atleta que esteve muito bem em todos os níveis, andou sempre com os primeiros, é o Campeão Nacional da sua categoria. Teve uma equipa pronta para o ajudar no que fosse preciso, de destacar o excelente trabalho do seu colega Hugo Marques que lhe abriu caminho para a vitória e secundário por António Moreira para o ajudar no que fosse preciso. Esta era a prioridade da equipa AMVE, já traçada desde o principio da época, e foi alcançada, parabéns para toda a equipa e direcção.
Veteranos B
- Comecemos pelo Luís Gomes (CCLA), atleta que já venceu uma prova este ano e que tem vindo a mostrar um crescendo de forma, demonstrou dificuldades neste terreno nomeadamente na ultima subida, ficando-se pelo 9º lugar. António Moreira (AMVE), que teve muitas dificuldades na 3ª volta, conseguiu melhorar na 4ª volta e arriscando tudo na descida chegando ao fim da descida com Valter Figueira (Motocar), Luís Machado (Viveiros) e Humberto Silva (Fullracing), mas no sprint e com algum vento contra e o desgaste perdeu algum tempo em relação ao seus companheiros fazendo 8º lugar. Em 7º lugar chegou Valter Figueira, atleta que tenho vindo a observar desde o principio da época, esteve muito bem, subindo sempre com os primeiros-os meus parabéns.Humberto Silva, que teve algumas dificuldades principalmente na 4ª volta, com uns quilitos a mais e muito sofrimento, fez jus à qualidade de bem descer e sprintar, fazendo 6º na geral. Luís Machado, que para mim esteve aquém do que dele se esperava, teve na ultima subida Márcio Correia a ajudá-lo. Este imprimiu um ritmo que não foi a fundo (talvez por Luís Machado não se encontrar bem, ou então para que este grupo não consegui-se colar ao grupo da frente afim da discussão da corrida não ser com muitos atletas). Este grupo não perdeu muito tempo para o grupo da frente. Fernando Duarte (Carb Boom/Anipura), atleta que estava no lote dos favoritos fez o que lhe competia, atacar, chegou no grupo que discutiu a corrida fazendo 4º lugar-um bom resultado. Francisco Cardoso (Sportzone), surpresa da prova, esteve acima do que era esperado, integrou-se na fuga fazendo 3º lugar. Carlos Martins (Skoda),bom trepador corredor que corria em casa teve uma boa ponta final que o fez chegar ao 2º lugar, era um dos atletas dos favoritos. Por fim o Campeão Nacional Vítor Lourenço (Viveiros), este atleta que vinha, nos últimos tempos a trás desta camisola, mostrou toda a sua qualidade de atleta completo, é de notar que os seus resultados têm sido bons desde o principio da época, com maior evidencia nas ultimas provas que antecediam o nacional. Não é por acaso que está a dominar a época no seu escalão, não nos podemos de esquecer o excelente trabalho da sua equipa.Há que dar os parabéns ao novo Campeão.
Amanhã escreverei sobre a categoria A.
António Moreira
Neste dia esteve uma temperatura que andou entre os 9º e os 10º com alguns aguaceiros.
O circuito era destinado para trepadores, conforme as classificações comprovam, duro sem muitas partes de recuperação.
Antes de falar nas categorias, vou falar um pouco da organização da prova. Notou-se um certo nervosismo nos comissários e algumas falhas que possivelmente se devem à falta de prática desta associação na organização de provas, desta envergadura. Designadamente na atribuição dos dorsais (continuo a não perceber para que é que existem dorsais da federação se não são utilizados nas provas, principalmente nas de carácter nacional), certa confusão na colocação dos atletas para a partida, a falta de noticias na rádio volta, alguma falta de segurança pois os batedores passavam com muita antecedência em relação à cabeça da corrida o que proporcionava a circulação de viaturas, que se incorporavam no meio dos carros de apoio, no meio dos atletas atrasados ou na cabeça da corrida, havendo mesmo uma altura em que circulou uma viatura em sentido contrário da prova, entre outras.
Em relação à prova vou começar pelos Veteranos C
- Dos 4 primeiros atletas, que eu pensava que poderiam discutir a corrida, eles estiveram lá. Comecemos pelo José Martins (CCLA), ex-campeão nacional, não esteve bem, nomeadamente no seu terreno (que é a subir). Na segunda volta já demonstrava dificuldades e a descer com o piso molhado muito mais, isto tudo somado fez com que perde-se muito tempo fazendo 4º da geral. João Marques (Paio Pires), fica em 3º, também foi uma sombra de si mesmo, não esperava que perde-se muito tempo, não esteve no seu melhor. José Ferreira (Skoda), atleta que reparei que sofreu bastante durante a prova e a correr em casa faz 2º, o que já é muito bom para um atleta que está a correr pela 1ª vez em veteranos. António Bento (AMVE), foi um atleta que esteve muito bem em todos os níveis, andou sempre com os primeiros, é o Campeão Nacional da sua categoria. Teve uma equipa pronta para o ajudar no que fosse preciso, de destacar o excelente trabalho do seu colega Hugo Marques que lhe abriu caminho para a vitória e secundário por António Moreira para o ajudar no que fosse preciso. Esta era a prioridade da equipa AMVE, já traçada desde o principio da época, e foi alcançada, parabéns para toda a equipa e direcção.
Veteranos B
- Comecemos pelo Luís Gomes (CCLA), atleta que já venceu uma prova este ano e que tem vindo a mostrar um crescendo de forma, demonstrou dificuldades neste terreno nomeadamente na ultima subida, ficando-se pelo 9º lugar. António Moreira (AMVE), que teve muitas dificuldades na 3ª volta, conseguiu melhorar na 4ª volta e arriscando tudo na descida chegando ao fim da descida com Valter Figueira (Motocar), Luís Machado (Viveiros) e Humberto Silva (Fullracing), mas no sprint e com algum vento contra e o desgaste perdeu algum tempo em relação ao seus companheiros fazendo 8º lugar. Em 7º lugar chegou Valter Figueira, atleta que tenho vindo a observar desde o principio da época, esteve muito bem, subindo sempre com os primeiros-os meus parabéns.Humberto Silva, que teve algumas dificuldades principalmente na 4ª volta, com uns quilitos a mais e muito sofrimento, fez jus à qualidade de bem descer e sprintar, fazendo 6º na geral. Luís Machado, que para mim esteve aquém do que dele se esperava, teve na ultima subida Márcio Correia a ajudá-lo. Este imprimiu um ritmo que não foi a fundo (talvez por Luís Machado não se encontrar bem, ou então para que este grupo não consegui-se colar ao grupo da frente afim da discussão da corrida não ser com muitos atletas). Este grupo não perdeu muito tempo para o grupo da frente. Fernando Duarte (Carb Boom/Anipura), atleta que estava no lote dos favoritos fez o que lhe competia, atacar, chegou no grupo que discutiu a corrida fazendo 4º lugar-um bom resultado. Francisco Cardoso (Sportzone), surpresa da prova, esteve acima do que era esperado, integrou-se na fuga fazendo 3º lugar. Carlos Martins (Skoda),bom trepador corredor que corria em casa teve uma boa ponta final que o fez chegar ao 2º lugar, era um dos atletas dos favoritos. Por fim o Campeão Nacional Vítor Lourenço (Viveiros), este atleta que vinha, nos últimos tempos a trás desta camisola, mostrou toda a sua qualidade de atleta completo, é de notar que os seus resultados têm sido bons desde o principio da época, com maior evidencia nas ultimas provas que antecediam o nacional. Não é por acaso que está a dominar a época no seu escalão, não nos podemos de esquecer o excelente trabalho da sua equipa.Há que dar os parabéns ao novo Campeão.
Amanhã escreverei sobre a categoria A.
António Moreira
domingo, 20 de maio de 2012
sexta-feira, 18 de maio de 2012
O que penso dos candidatos mais favoritos para o Campeonato Nacional
Hoje vou falar sobre os Veteranos A.
- Para mim o principal candidato é Luis Lameira, do Skoda, pois em todas as provas que participou mostrou que estava a andar muito bem. Como vai ter uma equipa, que este ano está muito forte, para o ajudar concerteza irá dar-lhe outra motivação.
- José Rodrigues, da Bikeworld, se participar, e julgo que sim. É um atleta para todo o terreno e que sobe muito bem, talvez o seu ataque seja numa descida e se estiver a chover ainda melhor. É um atleta baixo, tem vantagem nas descidas e a técnica do BTT, que é uma mais valia.
- Rui Rodrigues, do Peçalmodôvar,também terá uma equipa por trás para o ajudar. Sobe bem e é muito bom sprinter. A meu ver, a equipa irá tentar controlar a corrida, nomeadamente a descer.
- Paulo Oliveira, Amândio Jesus (Fullracing), Paulo Valente (Bicineves), Jorge Santos (Navais), Gualdim Carvalho (CCLA), Hugo Marques (AMVE) , todos são candidatos a um lugar no pódio.
- Deixei para último Carlos Gomes, da Xyami, um atleta muito bom, explosivo e completo. É necessário ter muito cuidado com ele.
Os outros atletas concerteza irão mexer na corrida e por vezes os favoritos marcam-se e os outros têm mais liberdade e podem fazer história. Por isso há que ter em conta todos os atletas. Portanto quem ganhar estes Nacionais pode não ser um dos melhores, mas foi o melhor do dia e está de parabéns.
Desejo a todos BOA SORTE para a prova e que não haja quedas, que é o que eu , e certamente todos, desejam neste dia. Ao que parece irá estar a chover e Veterano não brinca quando corre.
Até domingo.
António Moreira
- Para mim o principal candidato é Luis Lameira, do Skoda, pois em todas as provas que participou mostrou que estava a andar muito bem. Como vai ter uma equipa, que este ano está muito forte, para o ajudar concerteza irá dar-lhe outra motivação.
- José Rodrigues, da Bikeworld, se participar, e julgo que sim. É um atleta para todo o terreno e que sobe muito bem, talvez o seu ataque seja numa descida e se estiver a chover ainda melhor. É um atleta baixo, tem vantagem nas descidas e a técnica do BTT, que é uma mais valia.
- Rui Rodrigues, do Peçalmodôvar,também terá uma equipa por trás para o ajudar. Sobe bem e é muito bom sprinter. A meu ver, a equipa irá tentar controlar a corrida, nomeadamente a descer.
- Paulo Oliveira, Amândio Jesus (Fullracing), Paulo Valente (Bicineves), Jorge Santos (Navais), Gualdim Carvalho (CCLA), Hugo Marques (AMVE) , todos são candidatos a um lugar no pódio.
- Deixei para último Carlos Gomes, da Xyami, um atleta muito bom, explosivo e completo. É necessário ter muito cuidado com ele.
Os outros atletas concerteza irão mexer na corrida e por vezes os favoritos marcam-se e os outros têm mais liberdade e podem fazer história. Por isso há que ter em conta todos os atletas. Portanto quem ganhar estes Nacionais pode não ser um dos melhores, mas foi o melhor do dia e está de parabéns.
Desejo a todos BOA SORTE para a prova e que não haja quedas, que é o que eu , e certamente todos, desejam neste dia. Ao que parece irá estar a chover e Veterano não brinca quando corre.
Até domingo.
António Moreira
quinta-feira, 17 de maio de 2012
O que penso dos candidatos mais favoritos para o Campeonato Nacional
Hoje, irei falar dos Veteranos B.
Nesta categoria os mais fortes são:
- Luis Machados, dos Viveiros, apesar de ter apenas participado em 2 corridas até ao momento, ganhou-as na sua categoria. Está a andar bem é continua forte em todos os terrenos.
- Vítor Lourenço, dos Viveiros, também está a andar muito bem. Pelo que vi em Espanha, encontra-se muito solto e com muita "á vontade" em pedalar.
Estes dois atletas irão ter, com certeza, a equipa a trabalhar para eles.
Mas existem mais candidatos a um lugar no pódia, assim temos:
- Vítor Faria, se não tiver que trabalhar para Rui Rodrigues, ele que já foi campeão nacional, se conseguir se isolar alguns metros, será perigoso. Creio que ele irá atacar porque é um atleta inconformado.
- Luís Gomes, do CCLA, um atleta forte e completo e que tem vindo a demonstrar um crescente de forma.
- Humberto Silva, da Fullracing, pelo que eu vi em Espanha, mostrou algumas dificuldades a subir, mas se chegar no grupo da frente é candidato a ir ao pódio porque sprinta muito bem.
- Estou curioso em relação ao Nuno Sabido, da Xyami, quanto à performance a subir. Na 1ª atapa da Volta a Almodôvar, com a chegada a subir não chegou com os da frente.
- Também é necessário ter muita cuidado com Carlos Martins, do Skoda, que sobe muito bem e vai atacar de certeza, pois não vai deixar a corrida se decidir em linha porque não é um sprinter.
- Fernando Duarte, da Carboom, também é um atleta bom. nomeadamente a subir.
- Valter Figueira, do Motocar, é um atleta que está a andar muito bem.
- Eu (porque não?), da AMVE, costumo andar bem nos nacionais . Encontro-me bem fisicamente, defendo-me bem a subir não tenho é parte final. Gostaria que estivesse a chover, pois gosto desse tipo de condições atmosféricas.
António Moreira
Nesta categoria os mais fortes são:
- Luis Machados, dos Viveiros, apesar de ter apenas participado em 2 corridas até ao momento, ganhou-as na sua categoria. Está a andar bem é continua forte em todos os terrenos.
- Vítor Lourenço, dos Viveiros, também está a andar muito bem. Pelo que vi em Espanha, encontra-se muito solto e com muita "á vontade" em pedalar.
Estes dois atletas irão ter, com certeza, a equipa a trabalhar para eles.
Mas existem mais candidatos a um lugar no pódia, assim temos:
- Vítor Faria, se não tiver que trabalhar para Rui Rodrigues, ele que já foi campeão nacional, se conseguir se isolar alguns metros, será perigoso. Creio que ele irá atacar porque é um atleta inconformado.
- Luís Gomes, do CCLA, um atleta forte e completo e que tem vindo a demonstrar um crescente de forma.
- Humberto Silva, da Fullracing, pelo que eu vi em Espanha, mostrou algumas dificuldades a subir, mas se chegar no grupo da frente é candidato a ir ao pódio porque sprinta muito bem.
- Estou curioso em relação ao Nuno Sabido, da Xyami, quanto à performance a subir. Na 1ª atapa da Volta a Almodôvar, com a chegada a subir não chegou com os da frente.
- Também é necessário ter muita cuidado com Carlos Martins, do Skoda, que sobe muito bem e vai atacar de certeza, pois não vai deixar a corrida se decidir em linha porque não é um sprinter.
- Fernando Duarte, da Carboom, também é um atleta bom. nomeadamente a subir.
- Valter Figueira, do Motocar, é um atleta que está a andar muito bem.
- Eu (porque não?), da AMVE, costumo andar bem nos nacionais . Encontro-me bem fisicamente, defendo-me bem a subir não tenho é parte final. Gostaria que estivesse a chover, pois gosto desse tipo de condições atmosféricas.
António Moreira
CAMPEONATO NACIONAL DE VETERANOS-A-B-C VILA POUCA DE AGUIAR-2012
ORRGANIZAÇAO: ASSOCIAÇÃO R. CICLISMO
VILA REAL-UVP-FPC-IDP-MOTO CLUBE DO CORGO
4 voltas para veteranos B
3 voltas para veteranos C
Associação de Ciclismo de Vila Real
DIA 20 DE MAIO DE 2012-DOMINGO
PARTIDA AS 12H15
SECRETARIADO – CASA DA CULTURA
V.P.AGUIAR-AVª DA NORUEGA (Junto a meta)
ABERTURA SECRETARIADO- 09H00
REUNIAO DIRETORES DESPORTIVOS AS
11H00 – CASA DA CULTURA V.POUCA AGUIAR
AMBULANCIA-BOMBEIROS VOLUNTARIOS VILA
P. AGUIAR
MEDICO-A DESIGNAR
LOCAL DE BANHOS-PAVILHAO MUNICIPAL
CONTROLE ANTI-DOPING-CASA DA CULTURA
DE VILA POUCA AGUIAR (JUNTO A META
O Percurso terá 5 voltas para veteranos A4 voltas para veteranos B
3 voltas para veteranos C
Associação de Ciclismo de Vila Real
Rua Diogo Dias
Ferreira (Antigo Pavilhão Desportivo)
5000 559
Vila Real
Telem.-962506131
Telem.-925976227 quarta-feira, 16 de maio de 2012
O que penso dos candidatos mais favoritos para o Campeonato Nacional
Hoje vou falar dos Veteranos C
Este ano os Campeonatos Nacionais irão ser realizados a norte do país, penso que por isso, e pela crise que estamos a atravessar, algumas equipas do sul não irão participar nestes Campeonatos c, mas esperemos que tal não aconteça.
Assim na categoria C, considero 4 candidatos ao 1º lugar do pódio. São eles:
- João Marques, da equipa Paio Pires. É um atleta forte, sobe bem, rola e tem técnica para descer. A prática do BTT virá ao de cima, se chegar num grupo é candidato no sprint.
- José Martins, da equipa CCLA, o atual Campeão Nacional. É um atleta muito forte, normalmente discute as corridas na geral, e devido a isso já tem 2 vitorias esta época na sua categoria. Sobe bem, rola mas apresenta algumas dificuldades a descer, é bom no sprint. É o mais favorito para este Campeonato.
- António Bento, da equipa AMVE, é um atleta que está a andar muito bem e forte a subir. Peca um pouco a descer, mas rola bem e sprinta muito bem.
- José Ferreira, da equipa Skoda, sobe bem, tem uma capacidade inata para mudar de ritmos com facilidade, é explosivo, quanto a descer desconheço, não apresenta problemas a rolar e sprinta bem.
Esta categoria irá ser discutida, quase de certeza, ao sprint, pois estes atletas vão aproveitar a corrida dos mais novos e da ajuda que os colegas da equipa possam prestar.
Amanhã irei falar dos Veteranos B.
António Moreira
Este ano os Campeonatos Nacionais irão ser realizados a norte do país, penso que por isso, e pela crise que estamos a atravessar, algumas equipas do sul não irão participar nestes Campeonatos c, mas esperemos que tal não aconteça.
Assim na categoria C, considero 4 candidatos ao 1º lugar do pódio. São eles:
- João Marques, da equipa Paio Pires. É um atleta forte, sobe bem, rola e tem técnica para descer. A prática do BTT virá ao de cima, se chegar num grupo é candidato no sprint.
- José Martins, da equipa CCLA, o atual Campeão Nacional. É um atleta muito forte, normalmente discute as corridas na geral, e devido a isso já tem 2 vitorias esta época na sua categoria. Sobe bem, rola mas apresenta algumas dificuldades a descer, é bom no sprint. É o mais favorito para este Campeonato.
- António Bento, da equipa AMVE, é um atleta que está a andar muito bem e forte a subir. Peca um pouco a descer, mas rola bem e sprinta muito bem.
- José Ferreira, da equipa Skoda, sobe bem, tem uma capacidade inata para mudar de ritmos com facilidade, é explosivo, quanto a descer desconheço, não apresenta problemas a rolar e sprinta bem.
Esta categoria irá ser discutida, quase de certeza, ao sprint, pois estes atletas vão aproveitar a corrida dos mais novos e da ajuda que os colegas da equipa possam prestar.
Amanhã irei falar dos Veteranos B.
António Moreira
domingo, 13 de maio de 2012
Crónica de Cangas
Sábado, 12 de maio.
Realizou-se o VIII Troféu de Concelho de Cangas, numa tarde com 32 graus. Alinharam à partida 132 atletas dos diferentes escalões. Esta prova tinha a particularidade dos masters 40 fazerem a mesma quilometragem das categorias mais novas. Esta prova devido à data foi um treino corrida, muito benéfico para os atletas portugueses que dela participaram e que pretendem participar no campeonato nacional.
O circuito contava com duas voltas para os masters 50 e três voltas para as outras categorias. Tinha duas metas volantes e dois prémios de montanha. As subidas eram bastante duras, descidas íngremes com muitas curvas onde era exigida bastante técnica.
A corrida começou logo com escaramuças, mas sempre anuladas pela equipa dos Viveiros. Mesmo que houvesse uma fuga que ganhasse alguns metros e houvesse um elemento dos Viveiros, esta seria anulada por uma equipa espanhola.
Foi uma prova bastante rápida, em que a média foi quase de 40 para 80 e poucos quilómetros de prova.
Falando na prova por categorias, nota muito positiva para José Ferreira dos Skoda, que não sabendo desta corrida, da parte da manhã tinha treinado e ao saber da prova perto do final do treino, compareceu. Quase logo à partida teve um furo, sendo obrigado a fazer cerca de 12km a perseguir até conseguir colar ao pelotão. Na linha de chegada, faria 2º, sendo batido pelo espanhol Manuel Prieto do Riazor. Isto indica que Manuel Ferreira está num bom estado de forma para os nacionais.
Em relação às outras categorias, os Viveiros controlaram a corrida, tendo os 3 primeiros da geral sido desta equipa. O 1º foi André Filipe Elite, o 2º Luís Machado que também faz 1º em master 40, que apesar de uma direta conseguiu fazer uma excelente prova, e o 3º foi Vítor Lourenço, que faz 2º na sua categoria.
O pódio dos masters 40 foi todo português, sendo Humberto Silva, do Fullracing, o 3º lugar tendo também ganho as metas-volantes. Os nossos masters 40 estão muito fortes e bastante preparados para os nacionais. Em contrapartida o pódio dos masters 30 seria todo espanhol.
Em Elites seria André Filipe a ocupar o lugar mais alto do pódio, vencendo também o prémio da montanha, os restantes lugares desta categoria pertenceria a espanhois.
Em relação à minha prestação na corrida, penso que foi positiva, pois na primeira metade da 1ª volta fiquei envolvido numa queda, danificando a roda de trás ao ponto do bayaux ter descolado de metade do aro e ter partido 2 raios. Este episódio aconteceu numa descida que se estava a efetuar muito rápida por estar perto uma meta-volante e eu não tive para esperar pelo carro de apoio consegui colocar o bayaux no aro e lancei-me na perseguição do pelotão, fazendo um contra-relógio de quase 20 kms. Por fim consegui alcançar o pelotão. Este problema na roda inspirou-me sempre cuidados, principalmente nas descidas e na chegada que seria feita ao sprint, pois tinha receio que o bayaux torna-se a sair. Fazendo 26º da geral e 7º na minha categoria.
Durante a prova tive sempre boas sensações, principalmente nas subidas.
De realçar a participação das muitas equipas e atletas portugueses que, mais uma vez estiveram, presentes nesta corrida.
Nota negativa lamenta-se que Luís Machado não tivesse comparecido ao pódio.
António Moreira
Realizou-se o VIII Troféu de Concelho de Cangas, numa tarde com 32 graus. Alinharam à partida 132 atletas dos diferentes escalões. Esta prova tinha a particularidade dos masters 40 fazerem a mesma quilometragem das categorias mais novas. Esta prova devido à data foi um treino corrida, muito benéfico para os atletas portugueses que dela participaram e que pretendem participar no campeonato nacional.
O circuito contava com duas voltas para os masters 50 e três voltas para as outras categorias. Tinha duas metas volantes e dois prémios de montanha. As subidas eram bastante duras, descidas íngremes com muitas curvas onde era exigida bastante técnica.
A corrida começou logo com escaramuças, mas sempre anuladas pela equipa dos Viveiros. Mesmo que houvesse uma fuga que ganhasse alguns metros e houvesse um elemento dos Viveiros, esta seria anulada por uma equipa espanhola.
Foi uma prova bastante rápida, em que a média foi quase de 40 para 80 e poucos quilómetros de prova.
Falando na prova por categorias, nota muito positiva para José Ferreira dos Skoda, que não sabendo desta corrida, da parte da manhã tinha treinado e ao saber da prova perto do final do treino, compareceu. Quase logo à partida teve um furo, sendo obrigado a fazer cerca de 12km a perseguir até conseguir colar ao pelotão. Na linha de chegada, faria 2º, sendo batido pelo espanhol Manuel Prieto do Riazor. Isto indica que Manuel Ferreira está num bom estado de forma para os nacionais.
Em relação às outras categorias, os Viveiros controlaram a corrida, tendo os 3 primeiros da geral sido desta equipa. O 1º foi André Filipe Elite, o 2º Luís Machado que também faz 1º em master 40, que apesar de uma direta conseguiu fazer uma excelente prova, e o 3º foi Vítor Lourenço, que faz 2º na sua categoria.
O pódio dos masters 40 foi todo português, sendo Humberto Silva, do Fullracing, o 3º lugar tendo também ganho as metas-volantes. Os nossos masters 40 estão muito fortes e bastante preparados para os nacionais. Em contrapartida o pódio dos masters 30 seria todo espanhol.
Em Elites seria André Filipe a ocupar o lugar mais alto do pódio, vencendo também o prémio da montanha, os restantes lugares desta categoria pertenceria a espanhois.
Em relação à minha prestação na corrida, penso que foi positiva, pois na primeira metade da 1ª volta fiquei envolvido numa queda, danificando a roda de trás ao ponto do bayaux ter descolado de metade do aro e ter partido 2 raios. Este episódio aconteceu numa descida que se estava a efetuar muito rápida por estar perto uma meta-volante e eu não tive para esperar pelo carro de apoio consegui colocar o bayaux no aro e lancei-me na perseguição do pelotão, fazendo um contra-relógio de quase 20 kms. Por fim consegui alcançar o pelotão. Este problema na roda inspirou-me sempre cuidados, principalmente nas descidas e na chegada que seria feita ao sprint, pois tinha receio que o bayaux torna-se a sair. Fazendo 26º da geral e 7º na minha categoria.
Durante a prova tive sempre boas sensações, principalmente nas subidas.
De realçar a participação das muitas equipas e atletas portugueses que, mais uma vez estiveram, presentes nesta corrida.
Nota negativa lamenta-se que Luís Machado não tivesse comparecido ao pódio.
António Moreira
sábado, 12 de maio de 2012
Noticias
Informa-se que a prova em Espanha que estava marcada para quinta-feira, dia 17 de maio -
António Moreira
20º T. Letras Galegas, foi suspensa por falta de patrocínios.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
8º TROFEO CONCELLO DE CANGAS
8º TROFEO CONCELLO DE CANGAS
- Data:
- Sábado, 12/05/2012
- Club organizador:
- Club Ciclista Cangas
- Lugar:
- Lugar: Plaza de Abastos (Cangas)
Hora: 16,30
Teléfono: 649 055 855 - Modalidade:
- Master
- Notas:
- Recorrido: Cangas, Darbo, Aldán, Beluso, Bueu, Alto da Portela, Magdalena, Coiro, Espíritu Santo. 36,5 Km.
Master 50 e 60 darán 2 vueltas al recorrido.
Master 30,40 y Senior darán 3 vueltas.
Prémio Município da Batalha.
Irá ter lugar, no próximo dia 10 de Junho, o já tradicional Prémio Município da Batalha.
Num percurso renovado, com cerca de 9,5 km por volta, a percorrer 9
vezes, vamos poder encontrar, como de costume, um percurso bastante
selectivo, tanto pelo relevo como pela distância, embora para esta
edição a organização tenha feito um esforço no sentido de encontrar
alternativas que permitissem equilibrar a percentagem dos diversos tipos
de terreno. Serão distribuídos prémios (troféus) aos melhores de cada
escalão, bem como às melhores equipas e aos melhores da geral. Às
equipas será ainda atribuído um prémio monetário, variável em função do
número de ciclistas com que terminarem a prova.
1º Memorial Joaquim Agostinho 2012
O 1º Memorial Joaquim Agostinho 2012 é uma prova da responsabilidade organizativa da Fullsport, com a colaboração da UDO (união desportiva do oeste) e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Disputando-se ao abrigo do Regulamento das Provas Abertas de Estrada da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo, será uma prova com um mista de passeio e competição, ou seja, uma parte do percurso é efetuado com velocidade controlada e moderada sendo os últimos 20% do percurso em andamento livre após ser dada a Partida Lançada.
Altimetria
Disputando-se ao abrigo do Regulamento das Provas Abertas de Estrada da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo, será uma prova com um mista de passeio e competição, ou seja, uma parte do percurso é efetuado com velocidade controlada e moderada sendo os últimos 20% do percurso em andamento livre após ser dada a Partida Lançada.
13 de Julho
- 15h00 / Abertura Secretariado (Instalações da U.D.O)
- Entrega de dorsais
- Conferência de Licenças
- 20h00 / Encerramento Secretariado
14 de Julho
- 7h00 / Abertura Secretariado (Instalações da U.D.O)
- Entrega de dorsais
- Conferência de Licenças
- 08h30 /Encerramento Secretariado ( após este horário não será entregue qualquer dorsal ou documentação)
- 8h45 Abertura de Boxes para colocação zona partida
- 9h15 Partida
- 12h30 Hora prevista de chegada primeiro atleta de prova Aberta
Altimetria
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Portugueses na Copa da Andaluzia
Este fim de semana os portugueses estiveram em evidencia na Copa da Andaluzia. Nesta Copa estiveram presentes a equipa Chão das Donas e Peçalmodovar que concluíram com mais uma excelente participação dos portugueses. Esta Copa foi ganha por João Portela do Peçalmodovar, Elite, que chegou numa fuga com 14 elementos, onde vinham mais 2 portugueses da equipa Chão das Donas conseguindo João Perna Coelho o 2º lugar. Ao que parece, foi uma corrida muito aberta por ter poucas dificuldades,só a chegada se apresentava com um topo longo,mas o vento soprava forte e mesmo assim a média foi de 43,5.
Num pelotao com cerca de 150 atletas, com a participação de equipas com muitos elementos o que não favoreceu as tentativas de fuga que se desencadearam ao longo da corrida, apenas na ultima volta e após uma queda houve a fuga que chegaria á meta isolada.
Parabéns a todos
António Moreira
domingo, 6 de maio de 2012
António Moreira Embaixador da UCI Golden Bike
Hoje em, Braga no 10º Circuitar de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, António Moreira foi oficialmente envestido, pela Associação de Ciclismo do Minho, como Embaixador da UCI Golden Bike.
A cerimónia foi feita antes do inicio da prova, a camisola atribuida pela UCI, foi envergada por um Dirretor da Associação de Ciclismo do Minho na presença do Presidente da Associação Moinho de Vermoim e ilustres convidados.
Esta camisola pode ser usada em todas as competições nacionais e internacionais, e o objetivo de embaixador é a divulgação do ciclismo amador e participar numa serie de provas a nível internacional.
António Moreira é o primeiro português a pertencer a este organismo da UCI.
António Moreira
A cerimónia foi feita antes do inicio da prova, a camisola atribuida pela UCI, foi envergada por um Dirretor da Associação de Ciclismo do Minho na presença do Presidente da Associação Moinho de Vermoim e ilustres convidados.
Esta camisola pode ser usada em todas as competições nacionais e internacionais, e o objetivo de embaixador é a divulgação do ciclismo amador e participar numa serie de provas a nível internacional.
António Moreira é o primeiro português a pertencer a este organismo da UCI.
António Moreira
Classificação de Infantis de Vila Chã de Ourique
A pedido, publico as classificações de infantis de Vila Chã de Ourique.
Se o colega António quiser as classificações das outras categorias envie o endereço de email que eu envio as classificações todas.
Se o colega António quiser as classificações das outras categorias envie o endereço de email que eu envio as classificações todas.
sábado, 5 de maio de 2012
Noticias do treino de equipa
Vila Pouca de Aguiar, 5 de Maio de 2012
O treino que a equipa fez, foram cerca de 2h, no circuito do Campeonato Nacional.
O circuito começa com uma descida, que certamente será feita em grande velocidade, a cerca de 3 kms há uma viagem à direita de 90º bastante perigosa tanto pela velocidade que os atletas irão imprimir como devido a um gradeamento que atravessa a estrada de canto a canto (se estiver a chover, esta viragem será bastante perigosa). Aqui entramos num empedrado com cerca de 200m, que dá inicio à subida ( também muito perigoso se estiver a chover, terá de se fazer sentado).
A subida dá para fazer de prato grande (para os mais fortes).
A subida pode-se dividir em 2 partes. Numa 1ª parte é uma subida em alcatrão, onde cabem cerca de 4 bicicletas em largura, que a meio tem um plano falso que poderá dar para descansar, mas também é um bom lugar para atacar ( na minha opinião). Depois de uma viragem à direita entramos na 2ª parte da subida, é a parte mais inclinada (espero que a organização limpe a estrada, porque tem muita areia e a subir sobre crenques escorrega muito). Quem for justo nos últimos 10m, que inclinam mais um pouco, irá ter muita dificuldade em acompanhar o ritmo dos da frente, pois tem-se uma viragem à direita que não dá para descansar e temos, logo, 4kms a descer até Vila Pouca de Aguiar. Esta descida ao meio tem uma curva também perigosa (é um piso que me dá a sensação que a bicicleta tem dificuldade em agarrar).
No fim da descida há uma viragem á direita, e cerca de 30 a 40m existe uma rotunda, os que continuam em prova seguem em frente, os que irão terminar a prova contornam a rotunda à esquerda, fazem mais 100 a 150m em linha reta, mudança à esquerda e estão na reta da meta com cerca de 300m.
Este circuito é um sobe e desce, o plano é praticamente a reta da meta.
António Moreira
O treino que a equipa fez, foram cerca de 2h, no circuito do Campeonato Nacional.
O circuito começa com uma descida, que certamente será feita em grande velocidade, a cerca de 3 kms há uma viagem à direita de 90º bastante perigosa tanto pela velocidade que os atletas irão imprimir como devido a um gradeamento que atravessa a estrada de canto a canto (se estiver a chover, esta viragem será bastante perigosa). Aqui entramos num empedrado com cerca de 200m, que dá inicio à subida ( também muito perigoso se estiver a chover, terá de se fazer sentado).
A subida dá para fazer de prato grande (para os mais fortes).
A subida pode-se dividir em 2 partes. Numa 1ª parte é uma subida em alcatrão, onde cabem cerca de 4 bicicletas em largura, que a meio tem um plano falso que poderá dar para descansar, mas também é um bom lugar para atacar ( na minha opinião). Depois de uma viragem à direita entramos na 2ª parte da subida, é a parte mais inclinada (espero que a organização limpe a estrada, porque tem muita areia e a subir sobre crenques escorrega muito). Quem for justo nos últimos 10m, que inclinam mais um pouco, irá ter muita dificuldade em acompanhar o ritmo dos da frente, pois tem-se uma viragem à direita que não dá para descansar e temos, logo, 4kms a descer até Vila Pouca de Aguiar. Esta descida ao meio tem uma curva também perigosa (é um piso que me dá a sensação que a bicicleta tem dificuldade em agarrar).
No fim da descida há uma viragem á direita, e cerca de 30 a 40m existe uma rotunda, os que continuam em prova seguem em frente, os que irão terminar a prova contornam a rotunda à esquerda, fazem mais 100 a 150m em linha reta, mudança à esquerda e estão na reta da meta com cerca de 300m.
Este circuito é um sobe e desce, o plano é praticamente a reta da meta.
António Moreira
Noticias
Hoje, a equipa de estrada AMVE, pelas 9h arranca em direção a Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), para fazer um treino e reconhecimento do traçado para o Campeonato Nacional.
Esta equipa irá fazer cerca de 80kms, independentemente do tempo atmosférico que estiver. A equipa que este ano se reforçou com alguns elementos, tens aspirações a colocar neste campeonato alguns atletas no pódio. A equipa encontra-se bem fisica e psicológicamente, vindo a seguir à risca, o trabalho que o seu treinador tem delineado para os seus atletas.
No final do dia farei um resumo do traçado Previsto do Campeonato Nacional, salientando as facilidades e dificuldades.
António Moreira
Esta equipa irá fazer cerca de 80kms, independentemente do tempo atmosférico que estiver. A equipa que este ano se reforçou com alguns elementos, tens aspirações a colocar neste campeonato alguns atletas no pódio. A equipa encontra-se bem fisica e psicológicamente, vindo a seguir à risca, o trabalho que o seu treinador tem delineado para os seus atletas.
No final do dia farei um resumo do traçado Previsto do Campeonato Nacional, salientando as facilidades e dificuldades.
António Moreira
sexta-feira, 4 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
terça-feira, 1 de maio de 2012
Circuito de Vila Chã de Ourique
Hoje, em Vila Chã de Ourique a equipa de Almodôvar esteve em evidência, Ganhou por equipas, conseguiu dois 1º lugares, em A com Rui Rodrigues e em Elites com João Portela. Em B Vence Luis Gomes do CCLA e em C José Martins também do CCLA.
António Moreira
António Moreira
Subscrever:
Mensagens (Atom)