2016

2016

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cronica do Campeonato Nacional 2012

Ontem dia 20 de maio, realizou-se o Campeonato Nacional de Estrada para Veteranos em Vila Pouca de Aguiar, com a realização da Associação de Ciclismo de Vila Real e FPC.
Neste dia esteve uma temperatura que andou entre os 9º e os 10º com alguns aguaceiros.
O circuito era destinado para trepadores, conforme as classificações comprovam, duro sem muitas partes de recuperação.
Antes de falar nas categorias, vou falar um pouco da organização da prova. Notou-se um certo nervosismo nos comissários e algumas falhas que possivelmente se devem à falta de prática desta associação na organização de provas, desta envergadura. Designadamente na atribuição dos dorsais (continuo a não perceber para que é que existem dorsais da federação se não são utilizados nas provas, principalmente nas de carácter  nacional), certa confusão na colocação dos atletas para a partida, a falta de noticias na rádio volta, alguma falta de segurança pois os batedores passavam com muita antecedência em relação à cabeça da corrida o que proporcionava a circulação de viaturas, que se incorporavam no meio dos carros de apoio, no meio dos atletas atrasados ou na cabeça da corrida, havendo mesmo uma altura em que circulou uma viatura em sentido contrário da prova, entre outras.
Em relação à prova vou começar pelos Veteranos C
- Dos 4 primeiros atletas, que eu pensava que poderiam discutir a corrida, eles estiveram lá. Comecemos pelo José Martins (CCLA), ex-campeão nacional, não esteve bem, nomeadamente no seu terreno (que é a subir). Na segunda volta já demonstrava dificuldades e a descer com o piso molhado muito mais, isto tudo somado fez com que perde-se muito tempo fazendo 4º da geral. João Marques (Paio Pires), fica em 3º, também foi uma sombra de si mesmo, não esperava que perde-se muito tempo, não esteve no seu melhor. José Ferreira (Skoda), atleta que reparei que sofreu bastante durante a prova e a correr em casa faz 2º, o que já é muito bom para um atleta que está a correr pela 1ª vez em veteranos. António Bento (AMVE), foi um atleta que esteve muito bem em todos os níveis, andou sempre com os primeiros, é o Campeão Nacional da sua categoria. Teve uma equipa pronta para o ajudar no que fosse preciso, de destacar o excelente trabalho do seu colega Hugo Marques que lhe abriu caminho para a vitória e secundário por António Moreira para o ajudar no que fosse preciso. Esta era a prioridade da equipa AMVE, já traçada desde o principio da época, e foi alcançada, parabéns para toda a equipa e direcção.
Veteranos B
- Comecemos pelo Luís Gomes (CCLA), atleta que já venceu uma prova este ano e que tem vindo a mostrar um crescendo de forma, demonstrou dificuldades neste terreno nomeadamente na ultima subida, ficando-se pelo 9º lugar. António Moreira (AMVE), que teve muitas dificuldades na 3ª volta, conseguiu melhorar na 4ª volta e arriscando tudo na descida chegando ao fim da descida com Valter Figueira (Motocar), Luís Machado (Viveiros) e Humberto Silva (Fullracing), mas no sprint e com algum vento contra e o desgaste perdeu algum tempo em relação ao seus companheiros fazendo 8º lugar. Em 7º lugar chegou Valter Figueira, atleta que tenho vindo a observar desde o principio da época, esteve muito bem, subindo sempre com os primeiros-os meus parabéns.Humberto Silva, que teve algumas dificuldades principalmente na 4ª volta, com uns quilitos a mais e muito sofrimento, fez jus à qualidade de bem descer e sprintar, fazendo 6º na geral. Luís Machado, que para mim esteve aquém do que dele se esperava, teve na ultima subida Márcio Correia a ajudá-lo. Este imprimiu um ritmo que não foi a fundo (talvez por Luís Machado não se encontrar bem, ou então para que este grupo não consegui-se colar ao grupo da frente afim da discussão da corrida não ser com muitos atletas). Este grupo não perdeu muito tempo para o grupo da frente. Fernando Duarte (Carb Boom/Anipura), atleta que estava no lote dos favoritos fez o que lhe competia, atacar, chegou no grupo que discutiu a corrida fazendo 4º lugar-um bom resultado. Francisco Cardoso (Sportzone), surpresa da prova, esteve acima do que era esperado, integrou-se na fuga fazendo 3º lugar. Carlos Martins (Skoda),bom trepador corredor que corria em casa teve uma boa ponta final que o fez chegar ao 2º lugar, era um dos atletas dos favoritos. Por fim o Campeão Nacional Vítor Lourenço (Viveiros), este atleta que vinha, nos últimos tempos a trás desta camisola, mostrou toda a sua qualidade de atleta completo, é de notar que os seus resultados têm sido bons desde o principio da época, com maior evidencia nas ultimas provas que antecediam o nacional. Não é por acaso que está a dominar a época no seu escalão, não nos podemos de esquecer o excelente trabalho da sua equipa.Há  que dar os parabéns ao novo Campeão.
Amanhã escreverei sobre a categoria A.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário