2016

2016

terça-feira, 18 de julho de 2017

Crónica do Campeonato Ibérico de Masters

Foto de José Afonso.Foto de João Pedro Pinto.Foto de Irmandade\DiasAlumínios.

Este domingo, sobre um forte calor com temperaturas a rondar os 45º desenrolou-se o Campeonato Ibérico de Ciclismo Masters em Almodôvar, no entanto como dividiram a competição em 2 provas, eu apenas vou relatar a que vivenciei. Da parte da manhã (onde participei) correram os Masters  das categorias 40, 45, 50, 55 e 60. Da parte da tarde corriam as categorias 30, 35 e Elites amadoras(seniores). 
A corrida da manhã teve duas quilometragens diferentes os Masters 50/55 e 60 fariam 80 kms e os Masters 40/45 fariam 116 kms. à partida estavam 101 atletas distribuídos pelas diversas categorias, embora os Masters 40 fossem a categoria mais representativa neste Campeonato que contou com poucos espanhóis.
Na corrida dos Masters 50 Vítor Lourenço teve sempre a corrida controlada, durante vários quilómetros a sua equipa controlou-a, havendo momentos que beneficiou da equipa UCA devido à perseguição que fizeram em anular Humberto Xavier (Peçamodôvar) e por fim voltaram a tomar as rédeas no intuito de levar Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço) o mais bem colocado até à chegada, o que viria a acontecer. Assim no pódio dos Masters 50 ficariam Vítor Lourenço (V.V. Lourenço) em 2º José Afonso (Novabicineves) e em 3º Luís Gomes (Casa do Benfica de Almodôvar); Em Masters 55 João Pinto (Boavista) venceria por uma unha negra a Francisco Romão (UCA), de realçar que Francisco Romão  fez parte da corrida a trabalhar em prol da sua equipa, em 3º ficava o espanhol Francisco Sanchez (Ameral). Nos Masters 60 Joaquim Barreiros (UCA), na subida de Santo Amaro desenvencilharia-se de  Benjamim Silva (Irmandade), chegando com 45'' de avanço, em 3º lugar ficava Manuel Domingos (Casa do Benfica de Almodôvar).
A corrida dos Masters 40, pautou-se pela marcação principalmente das equipas portuguesas Peçamodôvar e UCA que deixaram um pouco soltos os atletas espanhóis que se aproveitaram da situação e numa escapada a três nos quilómetros finais, nunca mais foram alcançados, vencendo nas 2 categorias (40 e 45). Assim em Masters 40 ficavam em pódio José Benitez (CC Sirocco), em 2º Rui Rodrigues (ASFIC) e em 3º João Coelho (Casa do Benfica de Almodôvar). Nos Masters 45 ganharia António Moleon (CC Sirocco), em 2º Jorge Plata (CC Semar) e em 3º Humberto Silva (Peçamodôvar). De referir que foram muitas as desistências nas diversas categorias, chegando à linha da meta apenas metade dos atletas que partiram nas diversas categorias.
Foto de Humberto Xavier.
Quanto à minha prestação, andei sempre muito bem colocado, entre os primeiros, só que na parte final, na 2ª passagem pelo Monte de Santo Amaro, não aguentei o ritmo dos primeiros, por já me encontrar sem forças e com alguma desidratação, chegando à meta em 10º lugar na minha categoria Master 45. 
Nos Elites amadores, o novo campeão ibérico foi Valdemar Teixeira (Extremosul / Clinica de Pêra) consagrado diante de Dominic Mestre (Chão das Donas/Burger Ranch) e David Belo (Extremosul / Clinica de Pêra), segundo e terceiro classificados. 
Nos Master 30, Gonçalo Brito (Chão das Donas /burguer ranch) levou a melhor, ao sprint, diante de Gonçalo Sousa (C.P.R. A-do-Barbas) e Leandro Coelho (Novabicineves / Azeméis é vida - ECBN).
João Mariano (Marques & Pereira/Garbike/Os Beirões) sagrou-se campeão ibérico de Master 35, impondo-se defronte de Hélder Pereira (Ronda-Restaurante Grelha) e Nuno Manso (ASFIC/Grupo Parapedra). 
Foto de Helder Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário