2016

2016

sábado, 24 de março de 2012

Crónica da 1ª etapa de Almodôvar

Sábado, 24 de Março de 2012

Hoje realizou-se a 1ª etapa, numa extensão de 90,6km, da 5ª Volta ao concelho de Almodôvar.
Logo ao Km 0, o irreverente Humberto Silva da Fullracing, ataca mexendo no andamento do pelotão. Devido a essa movimentação surgiram várias escaramuças sem grandes resultados.
Por volta do km 10, surge uma fuga de 4 elementos, onde ia um atleta do Benfica de Almodôvar-Henrique Janota. esta fuga foi ganhando tempo pois não houve nenhuma equipa que fosse para a frente do pelotão para a anular, durante alguns quilómetros. Até que a equipa dos Viveiros toma conta da corrida, imprimindo um andamento que começou a fazer mossa. Apesar do vento que se fazia sentir contra o pelotão ao km 52 os fugitivos são apanhados.
No penúltimo prémio de montanha surge uma fuga que irá marcar a corrida, pois vai ganhando espaço. o pelotão apesar de descer a grande velocidade não consegue apanhar os escapados que viriam a ser 9. Entretanto Rui Rodrigues ao ver que a fuga estava a ter resultados, tentou por varias vezes sair mas o pelotão não o permitiu.
Sobre este assunto, considero que o Benfica falhou ao não mandar a equipa fazer uma perseguição forte para poder anular a fuga, apesar do esforço de Vítor Faria.
Nos últimos 4 quilómetros, o pelotão começa a imprimir um andamento forte, realizado por Amândio Jesus da Fullracing, fazendo assim, uma selecção de atletas e conseguindo mesmo apanhar alguns dos fugitivos que começaram a descolar. Entretanto Paulo Valente da BiciNeves contra ataca fraccionando mais o grupo de perseguição, uma vez que o pelotão já estava reduzido.
Entretanto André Filipe dos Viveiros chega isolado à meta. logo a seguir chegam mais dois elementos que completam o pódio (não sabemos ainda quem são, pois não temos as classificações). de seguida chega cerca de 1 duzia de atletas que discutem ao sprint o 4º lugar.

Temos 3 notas positivas nesta prova - Humberto Silva que chega no grupo da frente apesar de estar ainda bastante pesado e de António Moreira da AMVE da Moinho de Vermoim, que esteve sempre bem colocado ao longo da prova chegando neste grupo da frente, e a equipa dos Viveiros que fez um bom trabalho e vence.
A nota negativa vai para o Benfica de Almodôvar que deveria ter feito mais pela corrida.
A manhã de manhã temos a Crono-Escalada que não deverá mexer muito nos primeiros lugares,onde a camisola amarela não estará ameaçada.
No circuito da tarde as coisas já serão diferentes. É um circuito muito duro onde o Benfica com certeza irá fazer tudo para inverter os resultados.
Antes de terminar quero deixar aqui o meu muito obrigado ao Sr. Carlos Pereira e à equipa EFAPEL pelo apoio que me deram na manutenção da minha bicicleta após a corrida.


António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário