2016

2016

sábado, 26 de novembro de 2011

Pista

Hoje irei publicar uma cronica/reflexão feita por César Mendonça sobre o futuro da pista, da qual concordo.

António Moreira

Qual o futuro da pista?

No ano de 1975, iniciei-me no ciclismo na minha terra natal o Brasil. Já sei, o que faz este cara falando de Brasil o País único e exclusivamente do futebol. Mas não é verdade, existem muitas modalidades e uma delas é o ciclismo. Pois bem, já com dois anos de actividade na modalidade ciclística, deparei-me com uma realidade, Percebi logo que não era um trepador e sim que tinha algumas qualidades para o “ Sprint”. Para minha surpresa, já na década de 80, o Brasil possuia três Velódromos ( São Paulo, Contagem e Curitiba ). Logo vi que estava mais adequada esta modalidade para as minhas qualidades e foi para ali que direcionei os meus objectivos.
Sempre estive voltado para a disciplina de pista, participei em inúmeras provas no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Acho que conheço bem esta modalidade e posso dar um contributo para nossos amigos Portugueses.
Agora, transportemo-nos para os dias de hoje e encaremos a nossa realidade.
Possuímos um dos Velódromos mais modernos da Europa e do Mundo. As nossas instalações não devem nada a qualquer outra nação. A Pista é o que tem de melhor em qualidade, medidas oficiais, piso apropriado etc……Fizemos um investimento com a ajuda da Comunidade Europeia e o estamos utilizando muito mal.
Porque é que os Ingleses, Holandeses, Russos, Polacos, etc são bons nesta matéria?
O inverno para este lado do Continente é rigoroso, não dá para dar aqueles treininhos que estamos acostumados a dar em pleno nos meses de Dezembro a Janeiro e Fevereiro. Por isso, nos meses de Novembro a Fevereiro, são utilizados como forma de treinamento e com muitas competições.
Para quem não sabe, a pista, é uma óptima maneira de preparação invernal. Nem todos os ciclistas pode se dar ao luxo de ir para um país quente para fazer a sua preparação.
Neste ano, tivemos a Taça Portugal de Pista. No começo fiquei animado pois vi diversas provas no calendário e pensei, agora os nossos dirigentes estão no caminho certo! Enganei-me, tivemos duas provas da Taça e depois um Campeonato Nacional marcado justamente no mesmo dia de uma prova que já é realizada á anos. Será que as pessoas quando fazem o Calendário não contam este facto? Ainda não temos tradição na pista e isto não se consegue de uma hora para a outra. A terceira etapa foi marcada e remarcada diversas vezes sempre com as desculpas “ factos alheios à nossa vontade”. Começamos um Campeonato no inicío do ano e terminamos já no final.
Acho isto uma falta de respeito para com os nossos atletas.
Para participar numa prova de pista, não basta sair da bike de estrada e pegar a de pista. São disciplinas diferentes. Sei que poucos tem condições de ir para Pista treinar, mais tenho comigo por exemplo. Para todas as marcações feitas pela federação para a terceira etapa da Taça de Portugal de Pista, desloquei-me para o Velódromo de Sangalhos pelo menos 5 vezes e ao final, para minha surpresa a competição era adiada. Cada ida minha ao Velódromo, fica por 45 Euros ( combustível e portagens ) quem paga esta conta?
Finalmente tivemos a terceira etapa. O número de corredores está aumentando aos poucos. Ouço comentários de muitos que se interessavam em participar em Provas futuras, mas para minha surpresas, a Taça de Portugal de Pista em 2012 bem como o Campeonato Nacional não terá espaço para os Veteranos.
Agora pergunto-me, porquê? Será pelo pouco número de participantes? E a categoria Feminina, a de Elites/Sub 23, quantos atletas a mais tem em relação aos Veteranos?
Como pode aumentar o número de participantes se não há um número maior de Provas, seriedade no respeito ao Calendário, seriedade na elaboração do Calendário ( para que este não tenha coincidência de provas de outras vertentes ), ……
Fica difícil para os nossos atletas encararem está vertente com mais seriedade. O custo de uma bike de Pista é elevado e hoje em dia , a vida está difícil para todos. ainda é pior.
Agora para finalizar. Contruímos um Velódromo não para ser um Monumento e sim para ser utilizado. A Verba que se gasta num fim de semana num Velódromo, é infinitamente mais reduzida que a verba que se gasta numa Prova pobre para os profissionais de apenas um dia. A diferença, é que no primeiro exemplo, temos um fim de semana com a participaçõa de todos os escalões federativos e no segundo exemplo, temos uma categoria que precisa dos Sub 23 para engrossarem o pelotão e não me admiro em nada que em 2012 chamem também os Veteranos.

Cesar Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário