Setúbal , 3 de Setembro 2011.
Hoje realizou-se o 14º Prémio Volkswagem-Festas das Vindimas Palmela. Esta é uma das clássicas do nosso ciclismo, realizada pala Associação de Setúbal.
Tarde de sol mas ventosa. A prova iniciou-se às 15h numa extensão de 80,3 kms. A corrida nos dois primeiros quilómetros andou num ritmo morno até que Ezequiel Lobo do Évora, consegue-se isolar do pelotão andando alguns quilómetros sozinho. Neste entretanto sai Gonçalo Brito do Chão das Donas que acaba por se lhe juntar. Pouco tempo depois sai um grupo de 5 elementos liderado por Vítor Faria do Almodôvar. Na primeira passagem para a subida para Palmela o pelotão continuava a não imprimir um andamento muito forte. Na descida para sair de Palmela, quando se ia a rolar a mais de 60 á hora surge uma queda violentíssima do Jorge Dias da Vulcal devido a um bidon de outro atleta ter saltado e ter ficado preso nos raios da frente da sua bicicleta. Este atleta viria a ser transportado para o hospital pela ambulância da prova. Como a equipa do Fundiarte não tinha nenhum elemento na fuga toma conta do pelotão fazendo uma perseguição aos fugitivos. Estes chegam a ter uma vantagem máxima de 1’30’’ sobre o pelotão. Por volta do quilómetro 40 a corrida é parada por ordem dos comissários, devido ao facto de não haver ambulância em prova, pois a que havia tinha ido para o hosital e não veio nenhuma subestitui-la. Os atletas ficaram parados cerca de 30 minutos. A prova reiniciou-se quando chegou a ambulância, partindo em 1º os fugitivos com o tempo que levavam de avanço ao pelotão e logo depois o pelotão. Apesar dos fugitivos terem arrancado e dando possivelmente tudo o que tinham, o pelotão arrancou muito mais forte com os homens do Fundiarte e da Carbboom impondo o ritmo, fazendo com que a fuga fosse anulada rapidamente. Entretanto sai o João Coelho do Chão das Donas, que já tinha feito parte da fuga anterior, e João Aldeano de J.M. Nicolau a que mais tarde se junta Nuno Vicente da Carbboom, ganhando alguma vantagem sobre o pelotão. Entretanto Almodôvar toma conta da corrida fazendo a perseguição aos fugitivos e fazendo um trabalho colectivo para que a vitoria coubesse ao seu líder Rui Rodrigues. Notou-se que a equipa deu tudo o que tinha. Entretanto os fugitivos são apanhados no inicio da subida para Palmela e ai começam a surgir os ataques dos favoritos.
Quando se chegou à rotunda só lá ia cerca de 15 atletas, foi neste empedrado, principalmente na parte pior que se decidiu a corrida. A vitória seria discutida entre dois atletas Rui Rodrigues do Almodôvar e Davide Garrido do Fundiarte. A vitória viria a ser de Rui Rodrigues, mas por este cometer um erro grave, desviando o trajectória impedindo a progressão de Davide Garrido, Rui Rodrigues viria a ser desclassificado para 2º lugar e a vitória viria a ser atribuída a Davide Garrido do Fundiarte.
Por equipas venceria o Crédito Agrícola Fundiarte. Devido a não haver impressora as classificações não saíram e o que posso dizer é que em B ganha Fernando Duarte da Carbbom, o segundo lugar para Luís Gomes do Fundiarte e o terceiro Lugar para António Moreira do Póvoa BTT (eu).Logo que possivel publicarei as classificações.
António Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário