2016

2016

segunda-feira, 13 de junho de 2016

* Crónicas de Portugal

Crónica da Equipa Skoda

"Decorreu neste domingo o Gerês granfondo.
Em clima de festa, os mais de 2000 atletas partiram à hora marcada.
Apesar do forte ritmo inicial, o nosso atleta Ricardo Lameira atacou fortíssimo logo nos km iniciais levando consigo mais dois atletas e que nunca mais seriam alcançados até à meta.
Como saldo final destaca-se o 3° lugar do Ricardo Lameira na classificação geral do granfondo e do 2° Lugar na categoria de José Ferreira no mediofondo"

Crónica da Equipa dos Roladores de Basto

"No coração do Gerês pedalaram hoje mais de 2200 cicloturistas e os Roladores de Basto estiveram lá com uma equipa de 11 elementos.
Repartidos pelas três distâncias definidas: Grande, Médio e Minifondo, os nossos atletas estiveram em bom plano com especial menção para Johannes Nelissen que, no Granfondo e na classe Master 60, alcançou o 3.º lugar para gáudio da restante equipa. No meio da multidão este nosso estrangeiro subiu ao pódio e ergueu mais alto o nome dos Roladores de Basto.
Os restantes atletas dos Roladores estiveram em bom plano e honraram, como costume, a camisola que enveredam. A Direção dos Roladores de Basto felicita estes 
seus atletas pelos resultados alcançados."

Crónica da Equipa ASFIC
"ASFIC obteve o 3.º lugar por equipas no Gerês Granfondo Decorreu a 12 de junho, o Gerês Granfondo, prova organizada e bem pelo antigo ciclista Manuel Zeferino e que dá a oportunidade a todos os praticantes e amantes deste desporto de viverem por dentro um grande evento de ciclismo, as emoções e o desafio proporcionados pelo único cenário numa das paisagens mais bonitas de Portugal Continental. A prova teve partida e chegada na vila de Gerês, desenrolando-se para Nascente, passando também pelos concelhos de Vieira do Minho e Montalegre, atravessando o Parque Nacional Peneda-Gerês, as barragens de Salamonde e as Lagoas do Tahiti.
A prova foi composta por três percursos, o maior e mais duro de 156 km com 2700m de acumulado de subida, o médio de 95Km com 1900m acumulado de subida, e o mini de 60Km com 1300m acumulado de subida, tendo os atletas da equipa riomaiorense ASFIC participado na prova mais longa. Aberta a todos os ciclistas, participaram neste prova cerca de 2.000 atletas, tendo a equipa de Rio Maior feito se representar pelos ciclistas Rui Rodrigues, Humberto Careca, Hélder Pereira, Jorge Letras e João Portela.
A corrida teve inicio às 09h00, com os primeiros 7 km neutralizados dando-se a partida real ao mesmo tempo que se iniciou a primeira subida do dia e logo a um ritmo alucinante. O ritmo imposto inicialmente levou logo ao fracionamento do pelotão em vários grupos, tendo nesse momento se dado uma fuga com 3 elementos, entre eles o atleta da ASFIC Humberto Careca, tendo o trio chegado a ter mais de 3 minutos de vantagem. O pelotão foi rolando com ritmos inconstantes até chegar aos últimos 35 km, quando os ataques foram sendo mais fortes e as dificuldades do terreno também iam aumentando juntamente com o desgaste físico.
A 15 km da meta o ciclistas eram confrontados com duas subidas, que embora curtas eram exigentíssimas com rampas a chegar aos 17%. O atleta da ASFIC Humberto Careca acusou algumas dificuldades físicas e acabou por ser absorvido pelo grupo perseguidor, que entretanto tinha conseguido escapar ao pelotão e onde se encontrava o seu companheiro de equipa Rui Rodrigues.
O grupo perseguidor chegou assim ao fim, mas faseado, tendo Rui Rodrigues cortado a meta no 8.º lugar da geral e 3.º no seu escalão. João Portela terminou liderando o pelotão na 14.ª posição e 7.º no seu escalão, Helder Pereira foi 23.º e 13.º no escalão, Humberto Pereira Careca 44.º e 23.º no escalão. Jorge Letras, além de ter arrancado numa posição muito atrasada ainda teve o azar de uma avaria mecânica que o impossibilitou de uma melhor prestação, alcançando o 71.º lugar e 40.º no escalão. Os excelentes resultados obtidos pelos ciclistas da ASFIC Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic permitiram à equipa alcançar a 3.ª posição e a consequente subida ao pódio. A direção da equipa dedica este resultado aos seus patrocinadores e a todas as pessoas que de alguma forma ajudam o clube, frisando que “hoje longe de Rio Maior provámos, uma vez mais, que esta grande equipa e a aposta nela, por parte dos patrocinadores não tem sido infrutífera”."

Daniel Bastos vence o GP Sport Zone / Volta ao Faial e Pico 2016

O atleta continental da Rompe Trilhos – APCAR fez uma subida exemplar à Caldeira, vencendo a etapa e com margem suficiente sobre David Morais para garantir a vitória no VI Grande Prémio Sport Zone. 
Eram 10h00 em ponto quando foi dada a largada para etapa final, que foi mais uma vez disputada sob condições climatéricas muito adversas, sobretudo na Costa Norte da ilha. Logo após a partida oficial, Rui Santo do CD Metralhas assumiu a dianteira da corrida e encetou uma fuga que durou cerca de 50kms, e que chegou a ter mais de 2 minutos de avanço sobre o pelotão. Só foi alcançado a meio da subida final, mas pelo meio venceu os 2 Pontos Quentes e as duas Metas de Montanha intermédias. Se houvesse um prémio para a combatividade, hoje não haveria dúvidas sobre quem seria o vencedor.
Mais atrás o pelotão rolava com alguma tranquilidade, até à viragem para a subida da Caldeira. A partir dai, Daniel Bastos que nesta prova correu cedido à Ribeirinha Activa / Ourivesaria Olímpio, assumiu as despesas da corrida e o ritmo imposto fragmentou por completo o pelotão. Apenas David Morais do CD Metralhas e Tiago Furna do Atlético Desportivo de São Pedro conseguiram acompanhar Bastos nos kms iniciais.
Sensivelmente a meio da subida e já depois da passagem na meta de Cadetes e Juniores, Bastos conseguiu deixar para trás os dois adversários. O avanço de 12s que Morais disponha na liderança da corrida rapidamente começaram a encolher e começou-se a perceber que poderia haver mudanças na Classificação Geral. Os metros foram passando a distância ia aumentando. Tiago Furna ainda ganhou folego e conseguiu galgar os cerca de 20 segundos que o separavam de Bastos. A luta pela vitória na etapa passava a ser feita a dois. Nos metros finais, Bastos foi mais forte no sprint e garantiu uma vitória saborosa, sobretudo da forma como foi conseguida. Furna terminou a 2s de Bastos.
David Morais chegou 1m17s depois do vencedor e com isso viu esfumar-se a possibilidade de repetir a vitória neste Grande Prémio. Ainda assim uma grande prova por parte de Morais, que deu tudo o que tinha no dia de hoje.
Nas restantes classificações em disputa, Daniel Bastos conquistou também a Classificação por Pontos, Tiago Furna garantiu a vitória no Prémio de Montanha, Nelson Toste da AFA / Promotora venceu o Prémio de Juventude e Miguel Nunes do GD Cedrense venceu o Prémio de Melhor Atleta da Taça Ilha Azul. Por equipas a vitória coube à formação da AFA / Promotora.
A próxima competição integrada no programa Cyclin´Azores é o Grande Prémio Ilha Terceira que se realiza de 8 a 10 de julho. Fiquem atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário