2016

2016

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Crónicas de Portugal

Açores - Taça de São Miguel


Com a vitória na etapa de hoje na Ribeira Grande, David Morais conquista mais uma vez a Taça de São Miguel em Ciclismo de Estrada, mesmo depois de dois maus resultados na 1ª e 3ª provas, onde não foi além do 5º lugar. Contudo, três vitórias nas restantes provas, aliado a uma estratégia menos conseguida da Efapel/Charib/Santa Clara em termos de liderança de equipa, foram suficientes para garantir mais este registo no seu vasto currículo.

Os restantes vencedores da Taça foram Filipe Lopes em Juniores, Luís Cabral em Cadetes e Rui Torres em Masters 50. Apesar de não ter conseguido segurar a vitória individual, a formação da Efapel/Charib/Santa Clara foi sem dúvida a mais forte nesta competição, vencendo coletivamente 4 das 5 provas.




Subida à Glória

Ricardo Marinheiro e Vanessa Fernandes vencem a Subida à Glória Jogos Santa Casa 2015! Pelo terceiro ano consecutivo Ricardo Marinheiro venceu a “Subida à Glória” e conseguiu, mais uma vez, a proeza de bater o próprio recorde. Este ano, o especialista do BTT a correr com as cores do Benfica cumpriu os 265 metros da íngreme “Subida à Glória Jogos Santa Casa” em 35,59 segundos retirando um segundo à marca de 2014.

Este sábado, Ricardo Marinheiro foi o mais rápido entre os 138 participantes que fizeram a prova de contrarrelógio e onde foram apurados os quatro melhores tempos masculinos e femininos. Marinheiro ganhou igualmente as semifinais e a finalíssima discutida com Iúri Leitão do Clube Ciclismo Bairrada. Rafael Godinho (Superbikes-Olympia) e Pedro Garcia (20Km Almeirim) fizeram terceiro e quarto lugares respetivamente.

Entre as mulheres, num universo de apenas seis corajosas em competição, o triunfo pertenceu, uma vez mais a Vanessa Fernandes, vencedora no ano passado. Atrás da “bi-campeã” da Glória ficou Maria Martins (ACD Milharado), seguida de Maria Fernandez (CC Spol Concello Porriño) e Clara Prazeres (C.S.R. Ota) que fechou o vitorioso quarteto feminino. Apesar da vitória, Vanessa Fernandes do Clube Associação 20 Kms de Almeirim não conseguiu melhorar o tempo de 2014, na primeira subida em contrarrelógio fez 1 minuto e 8 segundos, mais 7 que no ano passado.

Glória para todos
A animação habitual no coração alfacinha ganhou um colorido extra com a presença de muitas centenas de entusiastas das duas rodas que aproveitaram a amena temperatura lisboeta para assistir à mítica Subida à Glória. A prova de ciclismo nascida em 1910, que consiste na dura escalada de bicicleta nos 265 metros que ligam a Baixa ao Bairro Alto, tem um declive médio superior a 17%.

O Campeão Nacional de Estrada na categoria Sub-23, Nuno Bico, e o colega de equipa na Rádio Popular-Boavista, Daniel Silva, foram dois dos corredores profissionais a aceitar o desafio da Glória! Juntaram-se a eles estrelas de outros tempos como o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes e o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira. Acabado de chegar da Baja TT de Idanha-a-Nova, o motard Ruben Faria não só pedalou como alcançou o 41º melhor tempo, cumprindo a distância em 1 minuto 03 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário