A Crónica
Hoje realizou-se, às 10:30h da manhã, a 4ª Prova Ciclista master Concello de Gondomar com uma temperatura de 30º. Na partida estavam 91 atletas para cumprir 75 km num circuito de 15 km por volta que se fez em 5 voltas (para os 30 e 40) e em 4 voltas (para os 50/60).
Circuito, este muito exigente devido a ser um rompe pernas, com muitas subidas. Logo após a partida real começaram os sucessivos ataques de vários atletas, de várias equipas. 1º saíram 2 atletas Ubaldo Rodriguez (Bici O Com) e Carlos Amorim (De La Fuente) e logo de seguida forma-se um grupo com cerca de 12 atletas em sua perseguição que levava atletas representativos das várias equipas presentes nesta prova. Estes fugitivos rapidamente começaram a ganhar distancia sobre o pelotão. Os dois atletas da frente passaram 2 vezes isolados na meta, mas à 2ª volta Carlos Amorim desiste por protesto alegando que o carro dos comissários trazia a reboque o atleta da Bici O Com quando este descolava. Enquanto isto acontecia na frente, os atletas do pelotão não ficaram quietos e os ataques continuavam a suceder, até que um trio, onde eu estava, conseguiu sair. Chegando a estar a 20 segundos do grupo da frente e a 1 minuto e 20 do pelotão. Só que estávamos condenados devido a um atleta não ter conseguido aguentar o ritmo e o outro não querer colaborar. Entretanto, na frente o grupo escapado anexa o atleta da Bici O Com e Iago Allonzo (Ria de Vigo) e Nuno Vieira (CRC) saem do grupo, conseguindo isolar-se, para nunca mais serem alcançados. Levando a melhor no sprint o espanhol Iago, ficando Nuno Vieira em 2º lugar da geral e da sua categoria. O grupo fugitivo viria a ganhar uma distancia de 3 minutos sobre o pelotão, devido a este ritmo perdeu muitos atletas. Lá a trás o pelotão nunca cruzou os braços, aumentado o ritmo, indo anexando os atletas que descaem do grupo da frente. Nas duas ultimas voltas o pelotão aumenta ainda mais o ritmo, por tal perde imensas unidades (que acabam por desistir), ficando desfeito. Alguns atletas que se tinham poupado na perseguição conseguiram chegar ao grupo dos escapados ultrapassando-os, chegando à meta nas primeiras posições.
Para se ter uma noção da dureza da prova dos 91 atletas à partida apenas terminam 49. As classificações embora tenham a ordem correta dos atletas, os tempos é que não correspondem à verdade
António Moreira
As fotos do Pódio
A classificação
Sem comentários:
Enviar um comentário