2016

2016

domingo, 19 de abril de 2015

Crónica da Volta a Galiza de Master


Desenrolou-se este fim de semana a primeira Volta a Galiza Masters. No sábado deu-se da parte da manhã a 1ª etapa com uma extensão de 78,5 kms, A pesar de não ser uma manhã fria, foi uma manhã de muita chuva, mas nem por isso não emotiva. Foi uma etapa muito movimentada, com muitas tentativas de fuga, onde a equipa de Chantadino prontificava-se sempre para anular, visto que tinha a intenção de vencer esta Volta, quer na geral, quer nas categorias. A partir do km 30 esta equipa, resolve pegar na corrida e são poucas as possibilidades de algum atleta sair do pelotão. A um ritmo forte, associado aos fortes aguaceiros ao longo da etapa, fez com que o pelotão perdesse bastantes unidades e só no último prémio da montanha - San Antoniño, é que a corrida se decidiu. Visto ter havido bastantes ataques e só cerca de uma vintena conseguiu chegar ao alto, os mais arrojados não tiveram medo da chuva e desceram com muita velocidade e José Suarez, (Chantadino), consegue fugir do seus mais diretos adversários chegando isolado à meta. Na descido houve mais alguns atletas que reagruparam ao pelotão da frente chegando cerca de 40 unidades na frente. Eu nesta etapa faria 26º lugar, mas não entrei nas contas porque o meu chip não trabalhou. Nesta etapa andei sempre muito bem colocado.

Sábado da parte da tarde, deu-se uma cronoescalada de 6,5km. Percurso muito bem escolhido, muito técnico e difícil. Com uma subida que no último km tinha um pendente médio de 14,5. A vitória seria do Chantadino, mas desta vez a Alejandro Paleo, o que ditaria as classificações finais das categorias master 40 e 50. Da minha parte, não fiz uma boa crono, visto que mal sai do carro fui logo para a linha de partida para arrancar, pois fui dos primeiros a sair (por não ter sido classificado na etapa da manhã), não tendo tido tempo para aquecer. Desde já quero deixar aqui o meu agradecimento ao organizador Dean Fletcher (Presidente do CC La Fuente), pelos esforços para retificar a minha classificação.
No domingo, às 10:30h, deu-se a 3ª etapa. Uma etapa que desde o principio andou a um ritmo muito forte, dando-se logo uma fuga que durou cerca de 5 kms com 8 elementos, sendo 4 da minha equipa, onde eu me encontrava. Como não estava classificado a minha tarefa era trabalhar para a equipa. Esta fuga durou pouco pois a equipa do Chantadino, acabou logo com a brincadeira, pois não estava para deixar uma fuga com tantos elementos da mesma equipa. Quando se chegou ao primeiro prémio de montanha os primeiros a atacar foram os primeiros homens da geral o que provocou uma rotura no pelotão conseguindo apenas chegar ao alto cerca de 30 atletas. apenas conseguindo o grosso do pelotão colar quando se voltou a rolar em terreno plano. Quando se chegou ao último prémio de montanha, novamente os liders atacam esta subida com 8 km, eu tive alguma dificuldade em me colocar devido a uma queda que se deu à minha frente. 
Quando estava a  iniciar a subida tive de ir buscar e rebocar 2 colegas da equipa que se encontravam bem colocados na geral e levá-los até ao "muro" de Tui onde se encontrava a meta. Apesar de ter trabalhado em prol da equipa e de me encontrar desanimado por não contar para a geral, não fiz um mau resultado na etapa 33º da geral e 8º na categoria. Se a minha classificação estivesse correta desde o inicio, creio que teria um melhor resultado.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário