2016

2016

domingo, 27 de julho de 2014

Crónica de A-do-Barbas






Realizou-se no sábado 26 de Julho de 2014 o circuito em A-do-Barbas. Foram percorridas 10 voltas de 9,5 km, equivalente a 95,5 km  a uma média de 40,17 km/h. Dos 54 atletas que alinharam à partida, desistiram 10.
O início da corrida ficou desde logo marcado por uma tentativa de fuga por parte de um atleta da U.C. Leiria que não durou mas que marcou a tónica das 2 primeiras voltas. Tentativas de fuga sucessivas até dar certo. Deu certo e juntaram-se na frente cerca de 5, 6 atletas. Durante o período de fuga que viria a ser alcançada pela 6, 7ª volta, salvo erro, foi a equipa dos viveiros que controlou o pelotão com o Aníbal Santo ajudado pelos seus colegas a fazer um grande trabalho. A subida, característica de A-do-Barbas nas 3, 4 primeiras voltas foi muito atacada onde os mais fortes tentaram fazer a diferença, ora para iniciar uma fuga – primeiras voltas – ora para fazer a transição para a fuga – voltas seguintes. Refira-se que várias foram as passagens em que o pelotão cedeu mas que por falta de entendimento no grupo em fuga, viria no final plano da reta após a meta a juntar-se ao grupo que se destacava na subida. As voltas de passagem mais lentas em subida terão sido a 4,5,6 passagens. As últimas voltas foram exigentes, com novas tentativas de fuga com pequenos grupos a destacarem-se. A passagem final na subida trouxe à ribalta sobretudo quem mais soube gerir o esforço  / guardar forças para a derradeira passagem.
O atleta vencedor Pablo Fernandez teve uma participação bastante ativa, não virando costas ao esforço de tentar a solo ou em grupo sair do pelotão para a fuga do dia.


Carlos Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário