2016

2016

terça-feira, 6 de maio de 2014

Crónica de ortigosa

Agradeço a Carlos Cunha pela amabilidade do envio desta crónica.

"Decorreu no dia 4 Maio de 2014 o 1º circuito dos bombeiros voluntários da Ortigosa. Realizaram-se como previsto 2 voltas grandes num circuito maior, “aberto” e um circuito mais pequeno de 3,8 km percorridos 10 vezes. O comunicado distribuído indicava a extensão de 84km mas que correspondem a 73km - 2:02:57 do vencedor a 35,112km/h. A corrida teve um início atribulado com pelo menos 2 tentativas de fuga em rampas curtas mas que acabaram por ser anuladas pelo desentendimento que me pareceu haver entre a carrinha de bombeiros e o agente da gnr que seguiam na frente do grupo pois não se entenderam em relação à direção a seguir. As várias tentativas de fuga foram-se sucedendo no decorrer da primeira volta grande e foram sendo anuladas até se passar a primeira subida que teve um declive médio de 9% e duas rampas que chegaram a cerca de 15%. O grupo aí reduziu-se ligeiramente e na segunda subida deu-se a primeira fuga bem sucedida por parte do Bruno Sousa – peçamodovar. Numa fase mais adiantada do percurso e com menor capacidade / organização na resposta por parte do pelotão, isolaram-se os atletas João Letras e David Garrido – ambos peçamodovar. Num falso plano quase no final da segunda volta numa subida abordada pelos atletas que comandavam o pelotão a bom ritmo ataca o João Portela – peçamodovar, tendo este ganho espaço suficiente para se isolar. O resto da corrida já em circuito, num percurso sem dificuldades “altimétricas” foi animado por várias tentativas de fuga todas elas anuladas. Foram claros vencedores os atletas do peçamodovar que colocaram 5 atletas nos 5 primeiros lugares.
O circuito foi ainda marcado por várias desistências de atletas que apesar de não referenciados como desistentes ficaram entre a 7 a 10 voltas do grupo principal.
A organização teve o mérito de propor uma corrida a duas fases, diferente, e está de parabéns pela iniciativa de organização. Peca por ter deixado entrar no percurso viaturas que atrapalharam e de forma ocasional e colocaram em perigo quem seguia na frente, uma vez que apareceram viaturas de frente em curvas que, em corrida, se fazem em sentido contrário ao de circulação. Faltou de forma amiúde nalguns ponto do trajeto elementos da organização que pudessem melhor orientar corredores que não seguiam no grupo da frente e que não prestassem atenção às setas marcadas no chão."

Sem comentários:

Enviar um comentário