2016

2016

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Crónica do Campeonato Nacional de Ciclocross

Domingo dia 12, realizou-se o Campeonato Nacional de Ciclocross para Masters na Benedita.
A manhã esteve cinzenta, mas sem chuva quase até ao fim da prova, mas com algum vento forte.
O número de atletas nas 3 categorias, foi algo significativo, pena que não tenha-o sido nas anteriores provas desta vertente.
Na categoria dos Masters30, o Campeão Nacional foi Marco Sousa (Roodinhas), a correr em casa não deu hipótese arrancou e não teve opositores. Rogério Matos (RompeTrilhos), bem tentou mas nem deu para ir à roda. o último lugar do pódio seria preenchido por José Santos (CC Gondomar).
Na categoria de Masters40, António Sousa (Candybike), revalidou o titulo de Campeão Nacional apesar de mais uma vez Mário Fernandes  (Rodabike) ter dado alguma luta, e devido a esse duelo viram-se os 2 envolvidos numa queda onde António Sousa consegue iniciar a marcha mais rapidamente que Mário Fernandes e aos poucos começa a distanciar-se deste, obtendo a vitória. Para finalizar o pódio chegaria Rodolfo Lopes (ASC) que fez uma prova muito regular.
Nos Masters50, vindo pela 1 vez a um ciclocross esta época António Silva (CC Gondomar) não deu hipótese, mostrando todo o potencial do BTT para o ciclocross e ganhou com facilidade sobre José Reis (Individual), a fechar o pódio ficava Carlos Correia (Individual).
Quanto à minha prova, como já é habitual, arranquei em penúltimo e comecei a recuperar lugares e mal me aproximei de Rodolfo Lopes, cai por 2 vezes e como não há 2 sem 3 esta viria a acontecer numa das descidas fui tirar uma lascas a um eucalipto. Quando é assim não há nada a fazer.
Louvo a organização por montar uma pista destas, pois dá imenso trabalho, mas há que admitir que esta seria mais para uma prova de BTT do que de ciclocross. Uma lacuna muito importante e de lamentar por parte da FPC foi não ter havido um controlo antidoping para esta categoria.

No próximo domingo há mais em Campeã Vila Real , ultima prova para a Taça de Portugal.


António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário