2016

2016

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Inverno no ciclismo

No inverno, substituímos vários dias de treino na bicicleta por sessões de ginásio, corrida a pé ou a outras atividades. As sessões na bicicleta, nesta altura, centram-se  para treinar o sistema aeróbio a fim de formar uma base com a qual se possa a enfrentar a pré-competição, onde as sessões de treino são mais intensas serão introduzidos temporada.
 O treino no ginásio permite "Afinar" o tónus muscular que  normalmente não exercitamos  e manter e/ou fortalecer as pernas.
Como o resto do ano, uma boa sessão de massagem ajuda a recuperar os músculos e realizar sem restrições os exercícios.
Estando nós nesta época do ano, e durante a mesma, pretendemos dotar-nos de condições físicas que nos preparem para a competição, e promover alguns equilíbrios estruturais de forma a evitar lesões. No entanto, pretendemos também aqui potenciar o rendimento e por isso não vemos esta preparação apenas como profilática (promovendo a integridade física dos atletas e o reforço geral no sentido de evitar lesões), mas também, e desde já, como promotora de um melhor rendimento desportivo. Assim, e neste sentido a nossa proposta de trabalho de pré-época deve basear-se em três fases: Preparação Física geral Nesta pretendemos começar o trabalho e a preparação de uma nova época competitiva. Aqui enquadramos todo o trabalho de reforço geral e aquisição de uma condição física que nos permita trabalhar de seguida de forma mais direcionada. No entanto existe uma referência importante a fazer, CUIDADO COM O TIPO DE TRABALHO A EFECTUAR, E EM PARTICULAR O TRABALHO NO GINÁSIO (ATENÇÃO ÀS POSTURAS ADOPTADAS E ÀS CARGAS) E COM O AUMENTO DE MASSA MUSCULAR. Mais massa muscular quer dizer que é mais músculo para alimentar em cima da bicicleta, e a massa não funcional só trás percas (em potência relativa, em Vo2 relativo á massa corporal, na potência crítica, etc). Algumas atividades interessantes nesta fase podem ser: caminhadas, musculação, natação e variantes de hidro. No entanto, devemos lembrar-nos sempre que estamos num trabalho complementar a algo...o ciclismo...e por isso não colocar completamente de lado as bicicletas Assim competir em Ciclocross e pista é uma boa preparação. 
Assim, não se baldem J.
Bons treinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário