2016

2016

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Crónica do nacional de Veteranos 2013 - Vila Pouca de Aguiar

Passou-se mais um Nacional, andei este tempo todo a perparar-me. Durante estes dias antes do Nacional, nos treinos, poucos foram os momentos em que me senti bem, durmo muito pouco, tenho muito apetite, tenho alguma falta de ar e sinto.me muito inchado. No sábado dei duas voltas ao circuito e senti-me bem de pernas, só que notei que de respiração estava muito ofegante e transpirei bastante, ainda pensei que fosse do calor. O fim de semana dia em si correu bem, sábado levantei-me cedo, fui para lá, fiz o meu treino almoçei nas Pedras Salgadas e depois fui para a residencial em Vidago, onde estava hospedada a minha equipa. Descansei um pouco e passeei. A noite passei-a muito mal, acordei às 4 da manhã e não consegui dormir mais. Após o pequeno almoço derigimo-nos para a prova.
Mal iniciou-se a prova coloquei-me bem na frente do pelotão, o ritmo imposto, enquanto lá estive, foi moderado e acessivel, só que não me estava a sentir bem, principalmente a nivel da respiração. A meio da subida o meu corpo bloqueou de uma tal maneira que deixei de ter forças para pôr a bicicleta a andar, nem para ir na roda dos mais atrasados, assim optei por desistir.

Campeões já esperados



Masters 50 - A correr em casa e mais que favorito, Manuel Ferreira dos Skoda, fez valer a sua lei de trepador áquele que seria o seu mais direto adversário joão Marques do Azeitonense. Assim o pódio ficaria composto por 1º Manuel Ferreira dos Skoda, 2º João Marques do Azeitonense, 3º Augusto Gonçalves do Leiria.






Masters 40 - O favorito era Vitor Lourenço dos Viveiros Vitor Lourenço, o que se confirmou. Ao longo da época sempre se apresentou bem nas provas, teve uma equipa que o ajudou e na parte final impôs-se ao sprint, uma área em que ele é bom. Em  2º este outro repetente do pódio mas que viria a melhor a sua classificação Paulo Cardoso da Sportzone e em 3º lugar uma agradável surpresa Vitor Teixeira do NAST/Motocard. Nesta categoria a concorrencia foi maior visto ter chegado um grupo com cerca de 8 elementos para discutr o pódio.





Masters 30 - Nesta categoria a presença de Jose Silva só por si já lhe dava o favoritismo, que se veio a confirmar com o 1º lugar no pódio, levando a melhor ao sprint sobre Marco Nunes do Chão das Donas que faria 2º e Claudio Paulinho dos Viveiros que seria 3º.




Estes foram os Nacionais que tivemos, é um percurso mais direcionado para trepadores, a chegada foi diferente o que dava para recuperar quem tivesse descolado ligeiramente na subida. Foi uma prova bem organizada, houveram controlos aos 2 primeiros e depois a mais dois por sorteio nas categorias de A e B e ao 1º em C. Esteve muito bom tempo e foi um excelente momento de ciclismo nacional.
Quanto ás manifestações de desagrado sobre este Nacional que foram expressas durante as últimas semanas, gostaria de lembrar que desde o ano passado que se sabia a sua localização, sabe-se que a vida está má para todos, mas  há que descentralizar o ciclismo pois os atletas do norte também se deslocam para o centro e para o sul. Quanto á dureza do percurso, houveram nacionais tão ou mais duros  do que este como o da Arrábida, Grândola e perigosos como por exemplo o da Igreja Nova e os atletas do norte não deixaram de ir. Há que referir que estes Nacionais tiveram um pelotão com 107 atletas.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário