2016

2016

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Crónica de Maceirinha

Domingo, 8 de Julho de 2012. Ontem, sábado, realizou-se o 26º Circuito A.C.R. da Maceirinha, um circuito já com grandes tradições no nosso calendário velocipédico. Este circuito já se realiza à 24 anos consecutivos. De realçar que a organização fez uma pequena homenagem aos Campeões Nacionais que estavam presentes, Carlos Gomes da categoria A e Vítor Lourenço da categoria B, ao Campeão Europeu Luís Machado e ao Embaixador da UCI António Moreira, tanto à partida como na entrega de prémios, pela sua participação.
Alinharam à partida 80 ciclistas. Os 88 kms, tiveram como média 42,128 kms/h, desistindo 8 atletas.
Com uma partida rápida, os primeiros 31 kms foram realizados num andamento também muito rápido, devido aos ataques das 3 equipas mais  fortes deste pelotão, a Xyami, os Viveiros e o Peçalmodôvar.
Nestes quilómetros o atleta que mais se evidenciou, saltando a todos os ataques, e foram muitos, foi Hugo Marques da AMVE, mas nunca teve a sorte de conseguir entrar em nenhuma fuga. Já o seu colega António Moreira conseguiria, logo na sua primeira tentativa saltar para uma fuga com vários atletas, onde de entre outros estavam: Carlos Gomes (Xyami), Fábio Ferreira (Viveiros), Gualdim Carvalho (CCLA), Paulo Valente (Bicineves). Esta, como todas as outras, seria anulada ao fim de 7 Kms.
Ao longo da prova, o pelotão chegou a partir em 2 e em 3. Quando isto aconteceu no 2º pelotão ficaria, de entre outros,  Rui Rodrigues (Peçalmodôvar).  Este teve de fazer um esforço suplementar para se juntar ao 1º pelotão o que viria a acontecer ao fim de uma volta, levando a reintegrar ao pelotão da frente os atletas do 2º pelotão.
Dos atletas mais em evidencia, durante a prova toda, seria Carlos Gomes (Xyami) que tentou isolar-se mais do que uma vez, anulou fugas e impôs ritmos muito fortes no pelotão. A equipa deste atleta (Xyami), tudo fez para isolar atletas a fim de desgastar o pelotão e ganharem a corrida, apesar do bom trabalho não viria a conseguir o seu intento.
A equipa dos Viveiros, também foi uma das mais activas, atacou a corrida, andou com atletas em fugas, anulou fugas e tentou manter sempre a corrida controlada, apesar de que nos últimos quilómetros que antecediam a entrada para a reta da meta, Vítor Faria (Peçalmodôvar) ainda tentou sair mas sem resultados.
Na reta da meta, Luís Machado (Viveiros), aproveitando uma apatia momentânea do pelotão, consegue surpreender os seus directos adversários arrancando com força conseguindo ganhar um espaço que foi difícil para Luís Mendonça (AMVE) encurtar. Luís Machado chega à meta em 1º lugar, em 2º Luís Mendonça e em 3º Vítor Lourenço.
Quanto à equipa AMVE esteve muito bem, pois de todas as provas em que participou foi a sua melhor prestação a nível táctico, apesar de não ter conseguido vencer a corrida.
Quanto ao Peçalmodôvar, trabalhou, atacou e anulou fugas, tentou ganhar a corrida mas não o conseguiu. Uma vez mais João Portela seria o melhor atleta da equipa, este atleta que já tem 3 vitórias esta época, quanto aos seu líder não esteve tão bem na chegada.
Uma nota menos positiva ao atleta Nuno Sabido que no Sprint agarrou e empurrou o atleta Hugo Marques. Esta atitude para além de prejudicar o atleta poderia ter tido consequências graves como provocar uma queda que poderia envolver outros atletas.
 



António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário