Segunda-feira, dia 11 de Junho
Ontem dia 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades, realizou-se o 5º GP Município da Batalha. Uma das melhores provas velocipédicas e mais duras do nossa categoria.
Na linha de partida estavam 76 ciclistas, para percorrerem 84.60 Km. Logo nos quilómetros iniciais, 3 atletas saem do pelotão, Luis Alexandre do Xyami, André Filipe dos Viveiros e Bruno Sousa do Peçalmodôvar. Esta fuga foi ganhando um tempo considerável em relação ao pelotão.
No pelotão, um dos atletas mais enconformado era David Rosas do Carboom, que quando chegava às subidas, impunha um ritmo forte e o pelotão, aos poucos ia perdendo unidades. Na 5ª volta, onde estava instalado o prémio de montanha, david Rosas ataca forte e só alguns atletas o conseguiram acompanhar, como Vítor Lourenço e Luis Machado dos Viveiros, Paulo Oliveira do Xyami, David Costa do CCLA.
No pelotão fica uns dos candidatos, Rui Rodrigues do Peçalmodôvar. A sua primeira tentativa de sair do pelotão, foi anulada por mim "antónio Moreira do AMVE", mas já a segunda tentativa, que iniciou numa dura subida que existia depois da meta, deu resultado, conseguiu isolar-se logo no principio da mesma, não tendo resposta de ninguém. Eu ainda consegui sair no meio da subida, ma Rui Rodrigues é um atleta muito forte e sólo, parece uma "mota". Conseguiu com o decorrer dos quilómetros apanhar o grupo de atletas, onde iam os favoritos.
Quantoa a mim ganhei 20'' a 30'' ao pelotão. mas fui sempre controlado, andei 3 voltas sozinho e a poucos quilómetros da meta fui apanhado, pelo ritmo imposto pelos atletas do CCLA. Tentei, não deu, paciência, tinha dito para mim mesmo que só parava quando fosse apanhado. fica para uma próxima vez, quem sabe.
Na frente a duas voltas do fim, a fuga é anulada pelo grupete perseguidor, devido ao ritmo dos Viveiros e pelo David Rosas que sempre que o terreno subia impunha um andamento muito forte. Só que Luís Alexandre contra-ataca ganhando quase um minuto a este grupo, vindo a ser apanhado na subida depois da meta e ai o seu colega de equipa, Paulo Oliveira, ataca ganhando cerca de meio minuto. Os Viveiros encetam uma perseguição, 1º pelo André Filipe, depois pelo Luís Machado tentando anular a fuga e lançar a corrida para Vítor Lourenço, mas os seus planos não são conseguidos e Paulo Oliveira ganha com 2´´ de vantagem para o 2º classificado que foi Rui Rodrigues do Peçalmodôvar, que bate ao Sprint Vítor Lourenço dos Viveiros.
Nota muito positiva para a Xyami, que mostraram ser um bloco muito forte, que andaram sempre na frente da corrida conseguindo ganhá-la. O Peçalmodôvar, também merece uma nota muito positiva, pois fizeram um bom trabalho de equipa, nomeadamente Rui Rodrigues. Menos bem estiveram os Viveiros, mesmo com um bloco forte não conseguiram os seus objetivos de ganhar a corrida, ficando-se pelos prémios secundários.
Pela negativa estiveram o CCLA, que foram impotentes para mudar o curso da corrida, o AMVE que não conseguiu colocar nenhum dos seus lideres na frente da corrida.
PS. informa-se que na há uma gralha na classificação geral, o 20º lugar não é de Aníbal Santo veterano B mas Humberto Santo veterano A.
António Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário