2016

2016

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Raid aos Gambuzinos - BTT

Caros amigos,

Nos próximo dia 5 de Maio terá lugar o Passeio Todo-o-Terreno Nocturno “Raid aos Gambuzinos”, uma iniciativa promovida pelo Terra Clube Vila Chã de Ourique, em colaboração com o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.


Com partida na cidade do Cartaxo, e chegada em Vila Chã de Ourique, o objectivo deste passeio não será, por certo, encontrar o célebre animal que faz parte da mitologia popular, mas sim percorrer os melhores trilhos da zona do Cartaxo, à noite!!!
Contrariamente ao nosso anterior evento (Saramaga ao Pôr-do-Sol IV), este evento será de dificuldade média (alta com chuva), pelo que aqui o motivo de interesse será em primeiro lugar o desafio da noite, e em segundo o percurso muito sinuoso em alguns dos troços. Por isso, será fortemente recomendado o uso de pneus MT (rasto para lama). Com cerca de 35 Km, não faltarão zonas a exigir alguma técnica e perícia aos condutores. Importa referir que todas as zonas de dificuldade alta terão sempre alternativa para os menos preparados.
Os participantes serão recebidos com um magnífico jantar no Pavilhão de Exposições do Cartaxo (onde habitualmente se realiza a Festa do Vinho), pelas 20h00 , para depois se dar início ao passeio. O final será acompanhado de uma pequena ceia, em regime de acampamento, permitindo o convívio entre todos os participantes, e onde certamente se contarão as melhores histórias vividas no durante o passeio.

Os grandes passeios todo-o-terreno nocturnos estão de volta ao Cartaxo!

Terra Clube Vila Chã de Ourique

Informação completa:

Um pouco de história......
Na nossa terra, que até ao fim da década de 60 do século passado teve bastante juventude, houve sempre muitos aprendizes de variadas profissões, além dos muitos que se dedicavam à agricultura. Havia os aprendizes de barbeiro e alfaiate, os de carpinteiro, os de pedreiro, os de sapateiro,... Todos eles tinham os seus rituais, as suas praxes, as suas partidas. Para os aprendizes de agricultores, além dos trabalhos específicos ligados à actividade, havia um ritual que era uma espécie de integração/aceitação na comunidade: a caça aos gambuzinos! Os jovens que faziam a lavoura pela primeira vez eram as "vítimas". Caçar gambuzinos, que nunca ninguém tinha visto, exigia um grupo batedor que, à noite, com paus, latas,e outros objectos fazia barulho para obrigar os "bichos" a fugir. Entretanto, o "baptizado" era colocado com um saco aberto junto de uma azinheira ou de uma parede à espera que fossem lá ter. Não é preciso ter muita imaginação para se adivinhar o que acontecia. O grupo batedor, já combinado, regressava ao acampamento depois de algum barulho inicial e o "iniciado" ainda hoje lá estaria com o saco aberto à espera, se não tivesse alguma esperteza...!


Designação do Evento: Raid aos Gambuzinos - Passeio Todo-o-Terreno Nocturno

Organizador: Terra Clube Vila Chã de Ourique / Clube de Ciclismo José Maria Nicolau

Data: 05 de Maio de 2012

Grau de Dificuldade / Preparação das viaturas: MÉDIO. Com chuva o grau de dificuldade passará a ALTO. É fortemente recomendado o uso de pneus MT (para lama).

Percurso: 35 km de distância total, a percorrer nos concelhos do Cartaxo e Santarém

Navegação: Track GPS, Fitas

Local de Início: Pavilhão de Exposições do Cartaxo (onde habitualmente se realiza a festa do vinho)

Final: Vila Chã de Ourique

Horários:

20h00 - Concentração e jantar no Pavilhão de Exposições do Cartaxo

Das 21h00 às 22h00 - Partida (dentro do horário definido a partida será livre, a fim de se evitar os engarrafamentos)

2h30 (previsível) - Chegada em Vila Chã de Ourique, com reforço alimentar

Inscrições: Ficha em: http://www.portugal4x4.com/terraclubevilachaourique/Ficha_Insgamb.xls. Preenchida a ficha, deverá envia-la para o endereço de correio electrónico terraclubevco@hotmail.com. Apenas se aceitarão inscrições até dia 3 de Maio de 2012. Não serão aceites inscrições no dia do evento!

Taxa de Inscrição: 20 Gambuzinos p/pessoa (Crianças < 8 anos grátis, dos 8 aos 12 pagam metade, > 12 pagam a totalidade)

Inscrição inclui: Acesso ao evento, Track GPS do percurso, Acompanhamento por elementos da organização, Jantar, Reforço alimentar no final, Lembranças, Seguros)

Informações: terraclubevco@hotmail.com / 967876175 / 913692173 (Francisco Martins)


………………………………………………………………………………………………………….

Terra Clube Vila Chã de Ourique – Associação Sem Fins Lucrativos

Eventos de Todo-o-Terreno Turístico / Eventos culturais
Rua Mariano de Carvalho nº 8A, 2070-668 Vila Chã de Ourique NIF: 507743245

Sem comentários:

Enviar um comentário