2016

2016

quinta-feira, 15 de março de 2012

Algumas considerações sobre a época 2012

Mais uma época começa. E com ela o estigma da crise, vê-se pelo calendário nacional. Este problema não é só na nossa categoria, é no ciclismo em geral. Neste sentido é mais que certo que os atletas/equipas irão privilegiar mais umas provas em prol de outras. assim iremos acabar por nos deslocarmos às mais perto em detrimento das mais longe. O ideal, e com certeza o que os atletas gostariam era de ir a todas, mas as deslocações e toda a logística que a acompanha, ficam muito caras.
Apesar de haver haver mais equipas de masters,considero que as provas terão menos atletas do que estamos habituados a ver.
Para isso está a contribuir as equipas e os atletas cada vez mais optarem por participar nas provas abertas/ciclismo para todos que se realizam mais perto de onde residem, em detrimento de algumas provas do nosso calendário. Não condeno, mas não é a mesma coisa.
Claro que existem provas que são já clássicas ás quais ninguém quer faltar, como a prova de abertura, a prova de Almodôvar, a prova de Grândola, Autoeuropa, a prova da Batalha,o Campeonato Nacional, que este ano será bastante a norte, o que poderá ser um condicionalismo para algumas equipas.
Ao que parece, irão existir mais provas em que se terá que pagar a inscrição, coisa que não estamos muito habituados, gostamos mais de provas em que recebemos, mas parece que estas estão a terminar. Em relação a este assunto, e esta é somente a minha opinião, considero que as provas que dão prémios monetários, tendo em atenção toda a conjuntura atual, deveriam passar a dar troféus e a presentear todas as equipas que comparecessem. Sempre seria um incentivo à participação e ajuda na deslocação.
Ainda estamos no principio, espero que este cenário mude e possamos estar todos juntos na maioria das provas, para fazermos o grande pelotão que somos e competirmos saudavelmente.
Por todas estas mudanças que o ciclismo master está a sofrer tenho pensado que seria bom termos uma federação de masters.
Como já mencionei, existem novas equipas e com certeza teremos atletas que se irão evidenciar ao longo da época. O ano passado esse atleta foi Luís Machado. Este ano, ao que parece, não irá poder estar presente em todas as provas o que poderá fazer surgir e evidenciar-se um novo atleta.
Esta época, gostaria de ver um pouco mais de respeito em relação ao pódio, seja no repeito pelos horários, na comparência do próprio atleta, na forma como se apresentam - deveriam de ir equipados, é para isso que os patrocinadores investem. Temos de dignificar a nossa modalidade e não banalizá-la.
Desejo a todos uma excelente época, sem grandes casos nem quedas. Que se divirtam ao máximo, nos encontraremos por aí.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário