2016

2016

domingo, 15 de janeiro de 2012

Campeonato Nacional de Ciclocross

Hoje, dia 15 de Janeiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Ciclocross para todas as categorias em Fermentões-Guimarães.
Manhã muito chuvosa antes do inicio das provas, mas que depois veio a melhorar e até o sol deu um ar da sua graça.
As provas iniciaram-se às 10:00h com 3 categorias (A,B e C).
A categoria A que foi a 1ª a partir, teve Joaquim Silva a tomar a dianteira à partida mas este pequeno avanço foi curto pois logo foi surpreendido por outros adversários, nomeadamente pelo atleta Rogério Matos do Lousada que tomou a dianteira da corrida e só a largou quando finalizou a prova, tornando-se o Campeão Nacional em A. Entretanto o 2º e o 3º que durante várias voltas andaram juntos,distanciaram-se entre si tendo Ricardo Senos, Individual, chegado primeiro à meta fazendo 2º e Carlos Monteiro, Individual, 3º. Outro atleta que fez uma boa prova foi Abel Santos do Bravus Curas que faz 4º. A desilusão desta corrida foi o antigo Campeão Nacional que faz 5º lugar perdendo quase 4' para o 1º lugar.
Nos masters 40, esteve a corrida mais empolgante de todas as categorias que participaram neste Nacional. Logo à partida Mário Fernandes da RodaBike toma a dianteira levando na roda António Silva da mesma equipa. António Sousa seguia em 3º um pouco distanciado em relação aos primeiros. Estes dois atletas da RodaBike trocaram de posições uma ou outra vez. No entanto no decorrer da prova António Sousa chega-se aos 2 primeiros intrometendo-se no meio dos dois. Conseguindo mesmo chegar à primeira posição. Entretanto António Silva começa a fraquejar, pois como disse não tinha os andamentos mais apropriados para este tipo de prova, ao ponto de ser ultrapassado por Rodolfo Lopes do Bravus Curas que viria a fazer 3º. Na parte final, na entrada da recta da meta havia uma zona de grande lamaçal, onde Mário Fernandes seguia na frente de António Sousa, os dois ao fazerem a curva para esta recta embateram e caíram, conseguindo António Sousa ser mais rápido a levantar-se e chegar à meta com alguns segundos de vantagem sobre Mário Fernandes, isto porque este possivelmente teve uma avaria na bicicleta pois terminou com esta à mão. No final António Sousa renova o Titulo de Campeão Nacional em B, confidenciando ao nosso blog que não se adaptou muito à pista e chegou ao ponto de cair 2 vezes. Esperava-se que Luís Machado tivesse vindo competir, mas tal não aconteceu, segundo ele disse, porque durante a semana treinou em excesso e ganhou uma tendinite na parte de trás da coxa direita.
Quanto à minha prova o que se pode dizer- o costume bláblábláblá....
Nos masters 50 pouco há a dizer, António Bento teve um domínio avassalador sobre os outros concorrentes, chegando ao ponto de dar quase 5' ao 2º classificado. É de lamentar não ter tido participantes suficientes para a atribuição da camisola e titulo.
Nas outras categorias repetiu-se os vencedores do ano passado, Em Elites profissionais Celestino Pinho. Em Sub23, categoria que esteve em risco de não ter atribuição de titulo e perante este facto notou-se que a equipa de Bravus Curas conseguiu contactar colegas da equipa que vieram se inscrever para que Mário Costa pudesse tentar revalidar o Titulo, o que veio a acontecer. Em Elites Femininas a vencedora foi a minha amiga Marisa Morgado que não deu hipóteses às adversárias.

Falando da pista, esta estava muito bem feita, digna de uma prova desta categoria, quiçá repetir este ciclocross futuramente. Como tudo não é prefeito existe sempre lacunas, as classificações nomeadamente nos masters não estão corretas e lamenta-se que o controlo anti-doping tenha sido só para os elites, isso é menosprezar as outras categorias, as entrevistas de rádio não contemplaram os masters e agora vamos ver qual a importância que a televisão vai dar sobre este Campeonato Nacional e o que irá mostrar sobre os masters. É pena que os masters não sejam valorizados pelos seus feitos, e isso viu-se pela pouca importância que a Federação lhes deu na cobertura durante esta época de Ciclocross. Tão diferente de Espanha e da nossa vizinha Galiza. As pessoas talvez se estejam a esquecer que os masters todos juntos são 4x mais que os elites profissionais e que as empresas que investem nas equipas de masters também+em gostam de ser faladas . Uma equipa de masters investe muito dinheiro. Nós andamos por prazer mas gostamos de ter algumas benesses.

No próximo domingo será o Campeonato Regional do Porto em Leça do Bailio, na feira da SantAna, apareçam para participar ou para ver.


António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário