2016

2016

domingo, 21 de agosto de 2011

Crónica do Juncal

Juncal, 20 de Agosto 2011-08-21

A corrida desenrolou-se num dia com tempo bastante quente e abafado, com uns chuviscos e bastante vento que dificultou muito o desempenho dos ciclistas a 10 voltas do fim.
Esta prova continha 25 voltas num total de 70kms, estavam à partida 54 ciclistas terminando apenas 24, isto demonstra o ritmo e a dureza da prova.
Este circuito apresenta bastante dificuldade devido à parte técnica na a proximidade da chegada e logo a seguir na dureza da subida que começa com um empedrado e mesmo apanhando um tapete bom a inclinação vai-se acentuando ao longo de toda a subida. Esta subida era a contagem para o prémio da montanha.
Logo à partida dá-se uma tentativa de fuga de dois elementos (Carlos Gomes da Xyami e Rui Rodrigues do Almodôvar) que conseguiram andar escapados cerca de 5 voltas. Entretanto a equipa dos Viveiros toma conta da corrida fazendo uma perseguição a estes dois atletas, lançando o seu atleta Vítor Lourenço para um ataque no inicio da subida mas que leva mais 5 atletas consigo. Esta fuga com 6 elementos ao fim de 3 voltas consegue se anexar aos dois fugitivo. Mas Carlos Gomes da Xyami inconformado faz um novo ataque consegue isolar-se dos restantes elementos e entra numa fuga sozinho, entretanto André Filipe consegue-se isolar e faz as restantes voltas sozinho. Lá atrás no pelotão inverte-se a equipa perseguidora, passa a ser a Xyami. Devido a esta perseguição o grupo fugitivo é anulado. Neste panorama voltam os Viveiros para a cabeça do pelotão para a perseguição. Esta perseguição que viria a desgastar a equipa dos Viveiros originou que os atletas da Xyami tivessem mais liberdade para controlar a corrida e a poucas voltas do fim saíram dois atletas da Xyami, 1º sai Luís Alexandre que consegue se juntar ao seu companheiro de equipa fugido e depois sai Fábio Ferreira que passa directo pelo atleta do Pataias até se juntar aos seus companheiros. Estes 3 atletas foram ganhando tempo tendo uma pequena ajuda climatérica. O pelotão devido ao mau tempo que surgiu não teve força anímica nem física para encetar uma perseguição.
Esta foi uma corrida muito atípica, com uma média de 40kmsh e que devido a isto desistiram 30 elementos.
Por equipas vence a Xyami Cozinhas e o prémio da montanha foi para Carlos Gomes da mesma equipa.
Quanto à minha prestação, descolei do pelotão a 8 voltas do final, a que o mau tempo em nada ajudou para colar. Paguei com certeza o esforço de ter ido a Fátima na 4ª Feira – fazendo 222kms sozinho, aliado a fortes dores de cabeça e para agravar na última volta tive um furo na roda da frente. Mas tudo fiz para não ser dobrada e consequentemente eliminado. Mas apesar de todos estes contratempos a verdade é que me faltaram as pernas.

Cartaxo, 21 de Agosto 2011-08-21

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário