2016

2016

domingo, 12 de junho de 2011

Crónica de Bueu-Espanha

Hoje realizou-se o Trofeo Vila de Bueu, numa distância de 75km, onde alinharam à partida cerca de 100 atletas.

Esta prova teve um inicio bastante atribulado ao ponto de poder não ser realizada devido à falta de médico, os ciclistas tiveram de estar na linha de partida cerca de 1 hora à espera do médico; mas os incidentes não se ficaram só por aí.Deram-se muitas quedas e algumas feias, mas o insólito aconteceu à passagem por Pontevedra um motociclista pertencente à organização da corrida abalroou um ciclista da equipa lusa RodeBike com uma violência fazendo com que este ficasse com algumas mazelas no braço e mão. Este episódio já não é inédito pois no trofeo de Cangas aconteceu o mesmo a Vítor Lourenço dos Viveiros. E já que escrevo gostaria de manifestar aqui o meu desagrado pela forma como os motociclistas, que dão apoio às organizações, se comportam nas provas tentando ultrapassar os ciclistas em locais menos apropriados e a velocidades estonteantes. Também verificou-se que as classificações contêm muitos erros, não acontece só em Portugal.

O inicio desta corrida, como em qualquer uma, deu origem a várias tentativas de fuga mas´só à passagem por Pontevedra por volta do Km 25 se deu uma fuga com cerca de 12 elementos que viria a manter-se até ao fim. Isto aconteceu por culpa do pelotão que durante vários km nada fez para a anular. Só nos últimos 20km é que o pelotão começou a despertar e reduziu o tempo para o grupo escapado, chegando mesmo a apanhar alguns dos escapados que foram descaindo.
No pelotão um dos ciclistas mais inconformado e que tentou sair mais do que uma vez foi António Moreira do Póvoa BTT, mas que em nada serviu.
Na segunda passagem pela meta dava-se a chegada dos master 50 e 60, dois deles faziam parte da fuga, tendo os ciclistas César Mendonça e António Lima do Póvoa Clube BTT apenas conseguido um 3º e 4º lugar.
Após esta passagem pela meta as outras categorias fariam mais uma volta de 10 Km que por pouco anulava a fuga, esta terminou com um pequeno grupo de 4 elementos onde a vitória caberia a Carlos Prado da equipa Monteferro Bike Club, poucos segundos depois chegaria o pelotão trazendo à cabeça José Luís da Spol.
Eu na minha categoria fiquei-me pelo 9º lugar igual à classificação da minha equipa.
Gostaria de realçar o 3º lugar em Sénior e que chegou a andar fugido, de Jorge Dias da Vulcal.è um bonito prémio para estes dois irmãos que costumam vir de tão longe, custeando as suas próprias despesas para correr.


António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário