2016

2016

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Crónica da prova de Moaña

Moaña, sábado à tarde realizou-se o 1º grande prémio Peña-Fondon.
Uma prova muito bem organizada. À partida estavam 130 atletas pertencentes a equipas portuguesas e espanholas quase na mesma proporção. Logo à partida começaram a haver ataques, nomeadamente pelos homens do Navais. Mas mal eles sabiam, assim como a maioria dos atletas portugueses, o que os esperava mais à frente. Antes de atingirmos esta dificuldade começou-se a subir ligeiramente. Era uma subida rápida que dava para a fazer de prato grande, até que de repente, para quem não conhecia, apareceu uma parede com cerca de 24% de inclinação.
Nesta 1ª volta deu-se uma fuga com vários corredores, onde Francisco Alves do Navais conseguiu saltar do pelotão e integra~se na fuga, onde já se encontrava Francisco Barciela da Spol, master 40.
Na 2ª passagem verificou-se a perseguição do Benfica de Almodôvar e com a ajuda de equipas espanholas,conseguiram praticamente anular a fuga na subida dos 24%, foi aí que a corrida ficou decidida a quando do ataque do espanhol Alejandro Magallanes que levou Marcos Serrano e Luís Machado, mas a ela também se juntariam Francisco Alves do Navais e Francisco Barciela da Spol, devido ao dueto já se encontar no final da subida. Aqui o pelotão ficou todo esfrangalhado, onde por exemplo descolou Vítor Lourenço que depois nunca mais iria conseguir colar ao grupo que estava a ser comandado pelo Benfica afim de tentar anular a fuga.
Na última volta António Moreira do Póvoa ainda tentou fraccionar mais o grupo na subida, onde conseguiu fazer com que alguns atletas descolassem. Nos últimos kilometros o Benfica ainda com os atletas que restavam foi para a frente imprir um andamento muito forte, afim de preparar a chegada para o seu líder Humberto Silva.
No final a vitória seria para Luís Machado do Viveiros que conseguiu desembaraçar-se do espanhol Francisco Barciela da Spol, ganhando um minuto ao espanhol e por sua vez este ganharia 40' sobre um pequeno grupo que chegaria à meta liderado por Inácio Pinho do Benfica de Almodôvar.

Lamenta-se que as classificações não se encontram correctas pois António Moreira não fez 7º mas sim 5º lugar e não são atribuídos os tempos da chegada, o que suscita enganos a quem não viu a corrida, pois considera que todos chegaram ao mesmo tempo e não foi isso que aconteceu. Houve quem levasse grandes empenos e chegasse bastante atrasado..

Os vencedores são:
Alejandro Magallanes em Sénior;
Marcos Serrano em Master 30;
Luís Machado Master 40;
Manuel Prieto em Master 50. De registar a excelente corrida de Júlio Amorim do Viana Ciclo Clube.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário