2016

2016

domingo, 16 de janeiro de 2011

Campeonato Nacional de Ciclocross - Lordelo

Domingo 16 de Janeiro de 2011

Após o interregno de mais de uma década o Ciclocross voltou.
Hoje em Lordelo-Paredes realizaram-se os Campeonatos Nacionais de todas as categorias.
Á partida alinharam na categoria de Veterano A 10 atletas, na categoria B 5 atletas e na categoria C 2, nesta não seria atribuído o titulo por não ter 5 atletas á partida.
A partida dos veteranos deu-se com um intervalo de 1 minuto entre os Veteranos A e B/C. Este percurso era muito técnico, onde exegia muitos arranques e travagens, havendo apenas uma recta onde se podia andar com um pouco mais de velocidade (a recta da meta. Era constituída por muitos obstáculos artificiais que obrigava a desmontar a bicicleta. Apresentava uma rampa em que apenas dois ou três(sendo eu um deles) de todos os participantes conseguiam quase subi-la na totalidade,a descida em sentido contrário era bastante íngreme com um final de cotovelo á direita muito apertado. Em relação ao piso este era praticamente todo em relva e em bom estado, apresentando um pouco de areia e lama.
Este Cross originou poucas quedas, talvez duas ou três ao todo mas nada de grave;de salientar que uma delas foi na chegada á meta do Campeão dos Veteranos A.
Na categoria A o vencedor foi Joaquim Silva da BiciCastro, o 2º Nuno Monteiro da CandyBike e o 3º Hugo Moreira da Aktive BTT Team.
Na categoria B o vencedor seria António Sousa da CandyBike relegando para 2º António Moreira do Póvoa BTT e em 3º Mário Costa do Vila do Conde.
Em Veteranos C Joaquim Silva (Pai) da BiciCastro foi o vencedor.
De realçar que os Veteranos B partiram com 1 minuto de atraso em relação aos A e que António Sousa faz 2º da geral, quase apanhando Joaquim Silva(Veterano A)e o 3º da geral foi António Moreira.
No final o balanço que posso tirar quanto á realização deste Campeonato é o seguinte: ainda há muito para se fazer, corrigir e aprender, mas há que fazer uma vénia a quem pôs este evento de pé - CandyBike, que está a tentar que o Ciclocross volte. Acho que quem de direito, pode e deve ajudar , o deve fazer com acções e não só com conversa e apoios morais.
Agradeço não só á organização mas também á Associação do Porto e á Federação Portuguesa o impulso que estão a dar a esta modalidade.Agradeço ainda mais a todos os participantes que mostraram que se pode reavivar esta vertente aqui no Norte.

António Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário