Mais uma vez a Póvoa Clube BTT está representado com atletas da equipa de estrada num Campeonato do Mundo, esta época.
Primeiro foi António Moreira que representou o Clube nos Campeonatos do Mundo de estrada de Master’s na Áustria, conseguindo na crono-escalada um lugar no pódio. Agora é a vez de César Mendonça representar o Clube nos Mundiais de Pista, aqui no nosso País, em Sangalhos. Sendo um candidato a um lugar no pódio na sua categoria
Agora vou falar um pouco das provas que se vão realizar neste mundial e da preparação do nosso atleta para que as pessoas conheçam um pouco sobre esta modalidade, para que deixem de tecer determinados comentários desprestigiámos e desconhecedores da modalidade que tenho observado/lido em alguns fóruns.
As provas que fazem parte do Mundial são as seguintes:
- 500m c/ relógio
Velocidade por equipes ( 3 atletas por equipe. Saem os 3 juntos, cada um da o máximo de si em uma volta e computa-se o menor tempo dos 3 )
Velocidade individual ( 3 voltas na pista e contabiliza os últimos 200m )
- Scratch ( 7,5Km por série e classifica-se 2 ciclistas para a final. prova com uma só chegada )
- Por pontos ( 15Km por série e a cada 10 voltas pontua-se os 4 primeiros por chegada, com pontuação 5,3,2 e 1 ponto. A volta final vale em dobro, se um ciclista der uma volta no pelotão ganha 10 pontos de bónus e se levar uma volta perde 10 pontos. São 60 voltas na pista )
Relato dos treinos do atleta
- “Estou indo para quarta semana de treinos na pista.
Inicialmente foram 3 treinos semanais, e o restante na estrada. A partir da próxima semana serão todos os dias na pista e alguns dias pela manhã e ao fim do dia.
Por enquanto, os treinos começam ás 17:00hs e vai até ás 20:00hs.
Os meus treinos dividem-se em 2 partes. Uma parte deles com a selecção nacional de juniores e a outra parte individual.
Começo ás 16:30 aquecendo nos rolos. Ás 17:00hs entro na pista e ando junto com os juniores fazendo revezamento que serve para completar a fase de aquecimento.
Os meus treinos baseiam-se em muitos sprints e simulações da prova de 200m.
Outro tipo de treinamento é o de sair de trás do grupo que está á minha frente e procurar dar uma volta de avanço a esse mesmo grupo. Isto serve para a prova de pontos.
Os treinos em pista visam muita potência.
Infelizmente ainda não temos uma mota no velódromo. Esta é fundamental para o treinamento na pista. Para se ter uma ideia, ela é 80% de uma base para um bom treino na pista. O meio fundo com saídas rápidas de trás da mota dá muita potência para o ciclista.
Outro factor é os andamentos. Comecei com 48 x 16 dentes e agora já estou treinando com andamento de 49 X 15 dentes. Espero na altura do mundial já estar com potência para utilizar 50 x 14 ou 50 x 13 na prova de pontos e na prova de velocidade 49 x 14. Isto é a grande diferença para a estrada. Se você errar na escolha dos andamentos, pode pôr tudo a perder.
O meu objectivo principal é a prova por pontos. Acho que poderei ter mais chances. A prova de velocidade é muito técnica e tenho muito pouco tempo de treino específico e falta-me um companheiro para fazer este tipo de treino.
César Mendonça”
António Moreira
ESPERO UM BOM DESENPENHO NAS PROVAS TUDO DE BOM ABRAÇO
ResponderEliminarZEZE (skoda acrtx)