Dia 15 de agosto, feriado, tarde muito quente com bastante vento, realizou-se o Circuito São Miguel do Juncal. Circuito este carismático com uma subida dura que se teve de fazer 25 vezes.
Alinharam à partida 47 corredores, sendo que apenas 27 acabaram com as mesmas voltas, os restantes ou foram dobrados ou desistiram.
Logo na partida o primeiro mote pertenceu aos homens do Peçalmodovar imprimindo um andamento forte, mas a primeira tentativa de fuga surge na 2ª volta, em que tentaram sair um atleta do Bicilavarinhas e da Xyami que são anulados por um pequeno grupo que sai do pelotão na 3ª volta, liderado por Carlos Gomes da Xyami onde vão integrados Luís Mendonça do AMVE e Rui Rodrigues e João Portela do Peçalmodovar entretanto Gualdim Carvalho do CClA tenta saltar para este grupo conseguindo anexar-se. Atrás vêm 3 elementos 2 do Xyami e um do AMVE que tentam colar, mas apenas um da Xyami o consegue. Na 4ª volta este grupo de 8 elementos em fuga faz com que o pelotão começa-se a perseguir fazendo já moças em alguns atletas.
Até à 10ª volta este grupo continua em fuga, havendo disputa pelo prémio de montanha entre Rui Rodrigues e Carlos Gomes, enquanto que a Xyami e o Peçalmodovar controlavam o pelotão. Este com o decorrer das voltas foi perdendo sempre unidades. A partir desta volta começa a haver movimentações no grupo fugitivo por intermédio de Rui Rodrigues.
À 13ª volta no prémio de montanha passam 3 atletas isolados Rui Rodrigues, Paulo Oliveira e David Vaz, dividindo o grupo fugitivo, entretanto Carlos Gomes desiste fazendo com que no pelotão a Xyami começa-se a reagrupar-se para de seguida atacar em força. Entretanto Rui Rodrigues tenta se isolar mas teve a resposta por parte de David Vaz, o grupo perseguidor reagrupa-se com Paulo Oliveira na perseguição. A equipa do Xyami ao saber destas movimentações ataca em bloco isolando 4 atletas que depois teria a companhia de Valter Coutinho do Bicilavarinhas, isto fez com que o pelotão fique todo fragmentado em pequenos grupos com poucas unidades.
À 19ª volta David Vaz passa por Rui Rodrigues e isola-se. O grupo que saiu do pelotão consegue chegar ao grupo perseguidor e 3 atletas passam diretos, são 2 da Xyami e um do Bicilavarinhas, sendo liderados por Luís Alexandre.
À 23ª Volta David Vaz é apanhado por Valter Coutinho da mesma equipa e por Luís Alexandre da Xyami.. Entretanto na 24ª volta Gualdim ainda tenta colar ao trio fugitivo mas ia já muito justo de forças e não consegue acompanhar este trio, que ganha alguns segundos e que viria a discutir a corrida entre si levando a melhor Valter Coutinho do Bicilavarinhas. Por equipas vence a Xyami.
Foi uma bela tarde de ciclismo, com muito público, em que os melhores mostraram espetáculo.
Algo inusitado neste tipo de provas foi no final da corrida haver controlo anti-doping, tendo ido ao controle o vencedor da prova e mais 5 elementos por "sorteio", e a falta da equipa dos Viveiros Vítor Lourenço o que é muito raro.
Com esta corrida Duarte Azenha torna-se Campeão Regional de Santarém na categoria B.
Este fim de semana Américo Vieira e Carlos Vieira da U.C. Leiria vão para a Áustria, participar nas provas de masters que irão realizar-se em Tirol.
Agradecia que, se alguém encontrou uma roda Zipp da frente no Juncal entra-se em contacto comigo, para o meu telemóvel 962894126.
Próxima prova será em Manique do Intendente, segunda feira dia 20 pelas 17 horas. Um circuito com 30 voltas com 1.7Km num total de 51Km.
António Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário